domingo, 8 de abril de 2018

A prisão de Lula



Começaria dizendo que o mês de Abril é histórico para o Brasil, sempre com acontecimentos relevantes que marcaram nossa história como: o descobrimento do Brasil; Dia do Índio; a Inconfidência Mineira; morte de Tancredo Neves entre outros. Agora temos mais um fato que também marcará na história: o mês que foi preso o primeiro presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva (Lula).

Pois bem, Lula é inocente? Evidentemente que não. Na verdade, sua prisão já deveria ter ocorrido há anos atrás, desde o episódio do Mensalaçao. Só mesmo um apaixonado por Lula ou alguém descomprometido com o Brasil poderia acreditar que Lula não sabia de nada do que ocorria na sua antessala e com seu Ministro de confiança, seu amigo pessoal de décadas e décadas e além de amigo seu confidente.

O episódio do Mensalão, maculou a imagem de Lula para muitos dos que acreditavam nele. A sua queda começou naquele episódio aonde ele negava tudo dizendo não saber de nada. Pois, bem, tudo aconteceu, houve varias prisões, inclusive de seus amigos pessoais e Lula continuou firme em seu proposito tanto na estrutura de Poder como na corrupção para tal e para o seu enriquecimento ilícito.

Com a eleição de Dilma, Lula continuou comandando o Poder por meio de dela, mas fora dele legalmente, porém, tornou-se presa mais fácil para que a justiça pudesse exercer de maneira mais plena e consistente seu exercício e com possibilidade real de prendê-lo. E assim, veio o caso da Petrobras, uma corrupção infinitamente superior ao do Mensalão, aonde todo o esquema foi desmontado e com a prisão de empresários, políticos e vários outros agentes públicos.

Alguns indignam quando se fala que Lula era o chefe da organização criminosa. No entanto, deixo uma pergunta para a reflexão: um presidente da Republica que sabe do que está acontecendo; que está envolvido no roubo o que ele é? Certamente, ele é o líder da quadrilha, ou seja, quanto maior o cargo, maior é a responsabilidade e desta forma, não há como negar que Lula era o chefe e comandante de todo este esquema de corrupção que houve.

Finalizo o texto da forma como iniciei, Abril é um mês histórico, porque grande parte dos brasileiros vê a justiça sendo feita. Porque se sente com a alma lavada. A prisão de Lula é um novo marco. Certamente, a prisão de Lula é o inicio de muitas outras que se sucederão como as de políticos poderosos tais como a do atual presidente que ocorrerá mais certo o mais tarde e tantos outros.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: