quinta-feira, 12 de maio de 2016

Doze de Maio de 2016, um dia histórico


Dia 12 de Maio de 2016, é um dia que ficará marcado na história politica brasileira, não tanto pelo afastamento de Dilma Rousseff da presidência da república, mas sim, pela queda do Partido dos Trabalhadores (PT), que por 13 anos esteve no governo minando o Brasil, por meio da corrupção fazendo um loteamento do País para construir uma estrutura de Poder.

Certamente, um ponto positivo na queda do PT foi a substituição não ter sido pelo PSDB, pois, isto perde força no discurso dos petistas, pois, o algoz foi o seu próprio aliado (PMDB) que permaneceu por longos anos como vice-presidente e ao perceber que Dilma não resistiria resolveu debandar e unir-se a oposição para assim, assumir o Poder.

É preciso ressaltar que a saída do PT do governo foi um enorme avanço e uma conquista dos brasileiros que saíram as ruas e pediu o impeachment da presidente tão logo ela assumiu o mandado em 2015, na medida em que a operação Laja-jato revelava a grande sujeira e corrupção que estava vindo a tona na Petrobras. Foi, sem duvida, este o principal motivo que levou multidões as ruas exigindo moralidade e a ética na politica.  

Com o passar do tempo novos fatos foram surgindo e cada vez mais, a sociedade brasileira se indignava e os partidos de oposição pegavam carona nas manifestações se fortalecendo e aglutinando mais políticos para que de fato ocorresse o  impeachment da então, presidente.

Enquanto, a população pedia a saída de Dilma, o Congresso Nacional, fazia sua briga aparte com o Executivo, obstruindo e colocando empecilhos para que o governo governar, foi assim no Senado  como na Câmara Federal, nesta ultima, foi ainda pior, já que o presidente Eduardo Cunha, era um ferrenho opositor  do governo que através de artinhas politicas fazia de tudo para que Dilma não conseguisse governar. Enfim, com uma popularidade altamente em baixa e sem apoio no parlamento o fim do governo era uma questão de tempo.

No decorrer do tempo, o oposição conseguiu um álibi jurídico perfeito, para que de fato o impeachment pudesse de fato prosperar, isto é, o Tribunal de Contas da União (TCU), detectou crimes de responsabilidade praticados praticadas por Dilma o qual deu a munição necessária para que a oposição pudesse dar inicio ao processo de impeachment e assim, o então, presidente da Câmara por vingança (segundo o governo) ou não pôde ter base legal para a iniciação do processo.

Certamente, a popularidade pode não ser um motivo primordial para a destituição de um governo, no entanto, uma presidente que está envolvido até o pescoço em corrupção; uma presidente que provoca a falência de um País. Uma presidente que não tem base mínima politica para dar continuidade em seu governo; uma presidente que se sustenta capengamente por meio do fisiologismo como manter-se? Ou seja, ainda que, possa-se considerar leve o crime de responsabilidade  cometido pela presidente, ele torna-se relevante para que os meios justifiquem os fins. Ou seja, o crime por ela praticado, tornou-se fundamental para o seu impeachment e assim, o Brasil, pudesse voltar a ter uma nova esperança, embora, saibamos que o PMDB tem muito a explicar para a Nação bem como o novo presidente Temer, já que ele também está envolvido na sujeira em que está o PT.

Portanto, mesmo com a destituição do PT a luta continua e os brasileiros que são os protagonistas desta mudança ocorrida neste dia histórico (12/05/2016) não abandonaram a guerra, apenas, venceram uma batalha, mas, continuam entrincheirados e prontos para a continuidade da luta por um Brasil melhor; um Brasil com mais ética e menos corrupção.   

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta

Nenhum comentário: