sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A contribuição do STF para o Brasil



Às vezes, ficamos analisando a Constituição Federal e então, fazemos algumas perguntas: para que ela serve? A quem ela serve? Pois, de tempo em tempo o Supremo Tribunal Federal (STF), vai dando para ela uma nova interpretação, inclusive, em determinados artigos onde é claro o seu entendimento, o STF interpreta de forma completamente oposta.
               
                O problema fica grave quando o STF começa a legislar, ou seja, a interpretação da lei deixa de fundamentar o que reza a Constituição Federal, e sim, por meio de sua interpretação, o STF a muda a lei criando novas e o pior, além de criar novas leis interfere de modo primário nos outros Poderes constituídos como tem feito no caso do Legislativo.

                Um exemplo clássico  foi o ocorrido no julgamento do pedido de abertura do impeachment de Dilma, há uma clarividência que o STF fez uma nova legislação ao deferir que o Senado pode rejeitar o impeachment de Dilma caso a Câmara aprove.  Também mudou as regras de regimento da Câmara ao proibir a criação de chapa alternativa para formar a Comissão especial do impeachment e ainda eliminou o voto secreto para escolha da comissão. Alias ao que parece, nem chapa se pode criar, pois, são os lideres de cada bancada que escolherão os parlamentares da comissão. Enfim, há uma interferência escancarada do STF no Poder Legislativo.

Enfim, todo este emaranhado criado pelo STF nesta interferência nociva, elaborando o rito do impeachment ao que parece tem um objetivo definido: dificultar o processo da cassação de Dilma, portanto, o STF age com parcialidade no processo tomando partido em favor do Executivo.

Na sua interpelação ao dar seu voto o ministro Gilmar Mendes foi muito feliz ao dizer que é preciso que fique claro qual a intenção do STF ao criar novo rito para o impeachment, pois, não dá para mentir e enganar a sociedade de uma forma tão descarada. Ou seja, a criação de novo rito, nada mais é que proteger o governo de Dilma que já ele se acabou. O Brasil, não aguenta mais três anos para eleger novo presidente. Uma afirmação verdadeira.


Caberia o bom censo e a intepretação correta da Constituição Federal por parte do STF para que de fato o processo do impeachment ocorresse de forma natural e pelo menos uma etapa fosse vencida para que o Brasil começasse a seguir seu rumo novamente, no entanto, ficaremos mais um bom tempo neste processo de paralização politica, econômica e o País regredindo cada vez mais. No entanto, não foi isto que ocorreu, os ministros visando proteger um governo que se acabou, eles ainda deram sua contribuição que o Brasil se afunde ainda mais dentro do poço.

Ataíde Lemos 

Nenhum comentário: