domingo, 30 de agosto de 2015

Brasil um governo sem representatividade

O Brasil vive um paradoxo que leva a acreditar que de fato somos uma Nação de terceiro mundo, onde existe uma democracia anacrônica, ou seja, por um lado há uma liberdade de expressão, porém, a minoria sobrepõe à maioria da população, pois, que Nação plenamente democrática a parcela de 7% mantém um governo se 93% pede a sua renuncia?

Isto se deve a uma triste constatação que se chama força do Poder e que não emana do povo, mas sim, da corrupção e deterioração da classe politica, pois, o Brasil, está corrompido de forma sistêmica e endêmica as instituições em especial o legislativo que não a tal ponto de não haver  maioria absoluta de parlamentares dentro do parlamento capaz de representar o desejo dos 93% da sociedade que pede o afastamento da presidente.

A Lava Jato é uma ponta do iceberg diante do tamanho da corrupção concentrada no centro do Poder, cujas instituições públicas estão envolvidas.

Evidente há responsabilidade dos empresários, mas ai eu pergunto: no mundo empresarial existe ética? No mundo empresarial há honestidade? Não, infelizmente, no mundo empresarial há apenas o interesse financeiro (a honestidade, a ética no mundo empresarial é exceção). Partindo deste principio quem é o maior responsável para a moralidade pública? Evidente, deveria ser os agentes públicos (servidores e políticos). No entanto, o Brasil ainda é um país de 3º mundo, onde, não há leis que punem os políticos, agentes públicos  e empresários deixando a porta aberta para a corrupção e a impunidade de quem pratica a corrupção para assim, sermos uma Nação onde os 7% governa os 93%, pois, as instituições e os Poderes constituídos mantêm-se corrompidos, transforando nosso querido Brasil numa Nação semelhante a outras tantas do terceiro mundo.

Em suma, o Brasil tem um povo que vai as ruas reivindicando direitos; possui uma parte da mídia que atua tornando-se eco da maioria da sociedade; o Brasil tem poucos políticos que atuam também como eco da sociedade no parlamento, etc., porém, está sucumbido diante o Poder que está envolvido na corrupção e que possui uma força tamanha capaz de governar um país, mesmo sem ter representatividade moral para governar o Brasil.



Ataíde Lemos 
Poeta & Escritor 

Nenhum comentário: