domingo, 28 de setembro de 2014

Aécio Neves, o PSDB e FHC


Aécio não é um candidato ruim, pelo contrario, é um candidato que poderia fazer muito pelo Brasil como fez pelo nosso Estado de Minas Gerais, quando promoveu um grande choque de gestão, onde conquistou vários inimigos como, por exemplo, servidores da Educação e também, parte do empresariado mineiro, já que segundo eles, foi o governador que mais aumentou a carga tributária de Minas.   No entanto, para os mineiros no geral, promoveu um grande crescimento em Minas em todos os setores. Seu governo foi tão bom que se reelegeu, fez seu substituto, elegeu a senador e hoje disputa a presidência da republica.

Porém, o grande obstáculo de Aécio, chama-se PSDB, um partido desgastado e enquanto, mantiver este elo com o ex-presidente FHC, jamais conquistará a presidência da republica. É triste dizer isto, porque há grandes nomes do PSDB, no entanto, seu maior líder, é uma figurinha queimada pela sociedade brasileira e não tem como reverter este quadro. Falar em PSBD, a primeira coisa que vem a mente do brasileiro é FHC, mal visto, pela maioria da sociedade brasileira e que tem um batalhão de partidos que colabora para que sua imagem continue queimada e desgastada.

Embora, o governo de FHC tenha seus méritos como o controle inflacionário e algumas politicas públicas sociais, não há duvida que seu governo também tenha como precursor de toda esta devassa de corrupção que assistimos no governo do PT. Foi o governo FHC que deu inicio as politicas assistencialistas, visando o curral eleitoral, mantido e aprimorado pelo PT. Foi no governo FHC que se deu inicio a prática do mensalão, ao comprar deputados e senadores para aprovar a lei da reeleição e que foi copiado pelo PT para manter-se no Poder. O governo FHC criou o estigma de privatista, por vender as empresas nacionais, coisa que o PT também faz hoje e além de vender tomou posse delas para rouba-las dos brasileiros e quebra-las. Enfim, FHC foi o professor que fez de seu aluno um grande profissional contra o Brasil. Portanto, o PSBD é um Partido forte, porém, enquanto for ligado e tiver como padrinho FHC, nem se Jesus sair como candidato a presidente se elege.

Se os grandes nomes da politica brasileira, como, por exemplo, Aécio e tantos outros que há no PSDB não criarem um novo partido e se afastarem deste passado “negro” e de FHC. Não conseguirão atingir seus objetivos e, é uma pena, porque há grandes nomes neste partido que poderiam transformar este País.

Sem aqui, estar puxando pelo lado de Marina Silva, mas esta seria uma grande oportunidade para estes nossos e ascendentes políticos do PSDB, reverem suas posições para que construíssem um novo Brasil e que possa se libertar do passado. Pois, o Brasil precisa de novas lideranças e há estas novas, porém, em partidos errados e presos a nomes queimados pela sociedade.


Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta 

sábado, 27 de setembro de 2014

O jogo politico entre candidatos nas eleições de 2014



 Estamos chegando à reta final de uma eleição tumultuada de escândalos de corrupção. Uma eleição que está sendo pautada não por propostas e projetos políticos, mas, pelos ataques dos candidatos entre si. Mas eu deixo uma pergunta: vocês já viram alguma eleição que não existe esta pratica? Isto é, mentiras e ataques aos adversários? Eu nunca vi.

A eleição é um jogo politico e de interesses de grupos, portanto, ela transcorre de maneira sórdida, onde os candidatos procuram a todo custo desconstruir candidatos concorrentes que estejam liderando as pesquisas. Eleições construídas de maneira demagógica, visando sensibilizar o emocional do eleitor.

Analisando esta eleição presidencial o que observamos. Por um lado está a candidata Dilma, liderando as pesquisas que ao invés de falar de seu plano de governo ataca sistematicamente a segunda colocada. Este fato é atípico, pois, natural é o candidato que lidera pesquisas fazer uma campanha tranquila, expondo seu plano de governo e deixando a briga para os que ocupam os 2º e 3º lugares.

Mas, por que então, a Dilma faz este tipo de campanha atípica? Devido seu grupo saber que caso a segunda colocada Marina silva, vá para o 2º turno, ela é uma candidata mais difícil de ser derrotada, por todo um histórico politico da concorrente; por não ter tantos argumentos para explorar contra a candidata, pela igualdade da disputa que é o segundo turno e por fim, por ser consciente que a rejeição ao PT é grande diante o eleitorado. Ou seja, estes são os fatores básicos que levam a candidata que está em primeiro lugar continuar batendo na 2ª colocada ao invés de fazer uma campanha tranquila deixando a briga entre os 2º e 3º lugar.

 Aécio faz uma campanha típica de quem está em 3º lugar, isto é, procurando de todas as formas conquistar o 2º lugar de Marina Silva e isto se dá por meio de ataques contra ela, visando baixar o índice nas pesquisas de Marina Silva e também faz o mesmo atacando Dilma e o PT. Portanto, Aécio faz a campanha tradicional daquele que está em 3º lugar.

Já Marina Silva, esta sim, está sendo bombardeada, por todos os flancos e que exige uma forte resistência, pois, por um lado, enfrenta os bombardeios de Dilma e por outro, precisa conter os ataques de Aécio. Enfim, uma missão muito difícil para ela, que até o momento tem resistido, ainda que nas ultimes pesquisas elas tenha perdido alguns pontos, mas, nada que a tire do segundo turno.

Em suma, esta é a politica, este é o jogo eleitoral que não tem como ser diferente e que acontece segundo as circunstancia do momento em que o País atravessa. Estamos chegando à reta final e certamente, a artilharia contra Marina Silva será ainda mais intensa por ambos os lados e que ela terá que resistir até o momento final deste primeiro turno que se encerra no domingo próximo.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

As eleições e o eleitor




As eleições e o eleitor

Alguns que defendem governos desonestos e maus políticos usam do jargão “Todo mundo rouba” ou “não adianta tirar um ladrão para colocar outro” para justificar seu voto, no mínimo é lamentável a atitude destes eleitores, melhor seria deixar de comentar este assunto e no silencio votar, pois, estas falas apenas servem para diminui-las e deixar aqueles que amam este país indignado e decepcionado não com os políticos, mas sim com os eleitores.

O que faz com que tais falas não abatem e desestimula continuar a luta pela qualidade dos políticos e sempre procurar melhorar a classe politica é a certeza de que mesmo estes maus políticos vencendo é que suas vitórias não correspondem à maioria do pensamento dos brasileiros e sim, uma parcela que não atinge 50% do eleitorado, ainda que eles tenham mais de 50% dos votos válidos.

Ainda que muitos que ingressam na politica ou que outros fazem parte dela há muitos anos tem como objetivos fazerem fortunas através de atos ilícitos, precisamos continuar na busca de políticos honestos. Votar num candidato, depois saber que ele está envolvido em falcatruas, corrupções é uma coisa, porém, votar em alguém sabidamente que ele está envolvido em corrupção e outros atos ilícitos é já uma questão de caráter do eleitor, portanto, a questão já não é mais do politico e sim da formação moral do eleitor.

O eleitor precisa ser consciente de que ainda que indiretamente esteja sendo lesado pelo politico desonesto, pelo politico ladrão ou do politico conivente com o roubo. Porque estes atos ilícitos são responsáveis pela falta de recursos na educação, na saúde, na moradia, no transporte, enfim, estes atos ilícitos de corrupção é o maior câncer que provoca a desigualdade social, a falta de oportunidade e o mais triste; a pedagogia imoral que forma a moral do brasileiro. Ou seja, quanto mais se consente, permitindo a eleição de maus políticos, mais se constrói a educação do contra valor na formação da Nação.

   Infelizmente, esta forma do brasileiro pensar precisa ser revista por ele, pois, não adianta educar o filho para não pegar as coisas dos outros, se compactuamos com políticos sabidamente ladrões. Não resolve querer ensinar os filhos a ter ética se nós não possuímos tais valores, sendo maus exemplos para os filhos.

O momento oportuno para educar os filhos em termos de ética, cidadania e de valores não apenas em palavras, mas ações é quando temos a oportunidade de escolher nossos governantes e representantes e damos o exemplo votando com nosso voto. Este é um direito e uma oportunidade impar que a democracia oferece ao cidadão. Um direito de tão grande valor que é, passa por algo totalmente desvalorizado e percebido para o eleitor.  

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Marina Silva precisa mudar de postura



Muito me admira a posição de Marina Silva sentindo-se magoada, ou se demostrando decepcionada com a atitude do PT, de Dilma e de Lula, pois, ela os conhece muito bem.

Esta sua posição de ressentimento; esta expressão emocional que ela vem apresentando é uma atitude que demonstra fraqueza. Um politico deve se forte e agir, sobretudo, com a razão e não pelo lado sentimental. Alias, a fortaleza é uma característica do politico, ser firme, forte ainda que ele seja uma pessoa humana e certamente, é dotada de sentimentos.

Um politico, principalmente, na função de gestor precisa tomar decisões que vão de encontro com os interesses de muitos e precisa ter firmeza em suas posições politicas e deliberações. Não há santos e nem anjos no mundo empresarial, pelo contrário, há muitos demônios no mundo politico todos defendem seus interesses e na maioria das vezes, as decisões de um gestor ferem e desperta ódio. Portanto, o gestor, precisa ter jogo de cintura para negociar, no entanto, o interesse público e de suas convicções ideológicas e politicas que devem prevalecer.

Portanto, a forma como Maria Silva, vem abordando o jogo politico, as mentiras enfim, toda esta forma perversa do PT fazer para ganhar as eleições está enfraquecendo sua candidatura, pois está passando uma imagem de pessoa fraca.

É preciso que ela ao invés de ficar elogiando Lula, se comparando a Lula em ternos de preconceito, Marina Silva, deve passar a postura para o eleitor que ela não tem mais nada haver com o PT. Afinal, o PT que ela militou um dia não é este PT que está ai. O PT que ela militou era o PT da oposição. Era o PT que para atingir o Poder se fez de um grande partido ideológico que conquistou em seus quadros grandes personalidades, mas que hoje se tornaram anti-petistas, pois, suas fichas caíram quando o PT tornou-se Poder.

Em suma, Marina Silva conhece o PT, conhece a forma de Lula governar; sabe quem manda neste partido politico, então, não da para ficar com sentimentos nostálgicos e muitos menos passar para a opinião pública a impressão de vitima. Na politica não há vitimas, mas sim interesses e qualquer politico ainda que amador sabe muito bem como ela funciona, portanto, Marina precisa se apresentar e mostrar sua capacidade de mudar a politica, fazer algo diferente do que está ai. Precisa conquistar a credibilidade do empresariado. Enfim, ela precisa se apresentar como uma mulher forte e decidida a mudar o Brasil.



Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Vale tudo da eleição



Como se diz entre os marqueteiros e políticos; para se ganhar uma eleição vale tudo, só não vale perder ou o que elege é a quantidade de votos e não a sua qualidade, portanto, vale tudo para ganhar, iludir e mentir para o eleitor como também, mentir e denegrir a imagem do concorrente. Afinal, a politica é um jogo de interesse de grupos e setores da sociedade para mamar nas tetas do Estado. 

É esta realidade que todos os brasileiros estão assistindo nestas eleições. Ao invés de apresentar programas de governos, ao invés de apresentar para a população projetos políticos, para se defender dos escândalos de corrupção da Petrobras que foi deflagrada com a delação premiada do ex-diretor da instituição o PT e Dilma lançam ataques e faz terrorismo eleitoral contra sua concorrente direta Marina Silva.

Porém, é um jogo que pode até conquistar alguns eleitores e ganhar votos para levar a disputa para o segundo turno, no entanto, é uma estratégia que somente serve para o primeiro turno, pois, Marina Silva tem um grande percentual de votos e somando ao de Aécio certamente, haverá o segundo turno e então, acaba a vantagem de Dilma em termos de tempo na televisão, ou seja, as duas estarão em condições iguais de disputa.

A tentativa do PT e de Dilma de desqualificar Marina é inócua e somente está levando o PT e Dilma cavarem suas próprias sepulturas no segundo turno, já que é certo que todos os partidos de oposição ao PT, inclusive os de esquerdas se unirão para tirar o PT do Poder e se somar os votos destes será bem superior aos votos que Dilma receberá no segundo turno. 

Enfim, quanto mais o PT faz o jogo pobre e sujo da eleição, mais ele cava sua sepultura para o segundo turno, porque o terrorismo eleitoral tem um limite aceitável pela sociedade. O Brasil hoje, não tem o que se elogiar; o país está pior do que a quatro anos atrás. Estamos em recessão, a inflação está ai batendo as portas, O país tem seu pior índice de crescimento, as maiorias das pessoas se encontram endividadas e a lama da corrupção estende o solo brasileiro com o envolvimento do governo. Ou seja, o governo não do que se gabar. 

Certamente, a sociedade brasileira vai dar uma resposta à altura para que de fato esta maneira de fazer politica tenha um ponto final, isto é, este vale tudo do PT está contribuindo para que esta maneira suja de fazer politicagem acabe de uma vez por todas.

Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dilma e o escândalo da Petrobras


Sem duvida, certos políticos têm toda certeza que o brasileiro é burro, alienado e palhaço. Como um ex-diretor que está na Petrobras há muitos anos roubando e fazendo partilha da corrupção entre políticos da base aliada e do próprio partido da presidente, fazendo partilha com ministros de estados e tudo mais e a presidente vem a Nação dizer que não sabia de nada. Que está tão abismada quanto a população por tais revelações?
Pois bem, diante desta declaração podemos então deduzir duas possibilidades que depõe contra a presidente-candidata: uma que ela sabia de tudo e está mentindo, portanto, se sabia, também faz parte do crime e na segunda opção, se ela não sabia então, não tem competência para ser presidente, pois, uma roubalheira de tamanha envergadura, com tantos envolvidos é inadmissível que a presidente não saber sendo preciso o ex-diretor na tentativa de salvar sua pele que entregou todo mundo numa delação premiada, que somente foi para a mídia porque vasou o depoimento.
Talvez todo este escândalo de corrupção na Petrobras, pode até nem causar efeito negativo eleitoral para a presidente-candidata, até por que; uma grande parcela dos eleitores são massas ou como folhas secas que vão para onde os ventos as levam e não tem a capacidade de pensar ou mesmo se indignar ou ainda, votam segundo seus interesses pessoais. Muitos eleitores são míopes de pensamentos, portanto, não tem competência de analisar e refletir a extensão da corrupção que ocorreu na Petrobras.
Finalizando; sei que este artigo, apenas será aceito e compreendido por aqueles que também pensam como eu. Por aqueles que presam, sobretudo na honestidade, na ética e que tenham como principio a moralidade pública daqueles que nos governam. Porém, para tantos outros é um artigo que não diz nada, pois, já tem o voto definido e nada poderá fazer mudarem suas opiniões ou mesmo levá-los a refletirem se realmente está votando no candidato (a) certo.

Ataíde Lemos 
Escritor &Poeta

domingo, 7 de setembro de 2014

Eleições após delação premiada do ex-diretor da Petrobras



Estamos diante um escândalo politico e de corrupção sem procedência nas vésperas das eleições gerais no Brasil. Segundo, ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, em delação premiada acusa vários políticos da base aliada do governo, como parlamentares, Ministros de Estado, governadores em envolvimento na corrupção da Petrobras.

Segundo já antevia sobre a delação do ex-diretor, sua fala poderia comprometer as eleições e é o que realmente podemos prever, pois, há muitos envolvidos neste esquema de corrupção e que, de certa forma, beneficiou a candidatura de Aécio, pois, como partido de oposição, até o momento não tem nome de políticos de seu partido e de aliados  envolvido nesta lama pobre de corrupção.

Não poderia terminar diferente o mandato do PT e de seus aliados, já que a corrupção é uma bola de neve que quanto mais o tempo passa, mais ela vai aumentando a tal ponto que fica incontrolável e acaba explodindo e ai atinge a todos com seu esgoto, neste caso especifico.

O povo brasileiro tem nas mãos a arma correta para mudar e passar a limpo o Brasil basta deixar de lado a paixão e o  voto egoísta, ou seja, o voto de gratidão porque se  sente beneficiado  seja por algum tipo de Bolsa, ou por ter entrado na faculdade através de  uma politica social implantada ou ainda, porque tenha  conquistado sua casa própria devido ao Minha Casa Minha Vida. Nenhum brasileiro deve favor ao governo, toda conquista que é alcançada é dever do Estado e direito do cidadão, portanto, não há que se votar por obrigação ou agradecimento.

Sempre ouvimos dizer que um país tem seu desenvolvendo social, econômico e cultural através da  Educação, portanto, ao dar como prioridade no voto a ética, a idoneidade dos candidatos, de certa forma, está se dando um salto positivo  na Educação e principalmente, demostrando sua conduta moral, ética e de valores, isto é, qualificando o seu voto e dando um voto cidadão.

Nós, enquanto cidadãos e que temos um país que possui o direito de escolher nossos representantes não podemos nos abdicarmos deste direito para construímos uma Nação melhor. Temos que usar deste direito para construirmos um Brasil onde o principio fundamental de nossos governantes seja sua conduta moral, ética e de valores. Somente teremos uma melhoria na qualidade dos políticos e da politica quando também tivermos uma melhor qualidade de eleitores.


Ataíde Lemos 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Coerência politica



Tenho ouvido muito nestas eleições quando um candidato ataca o outro usar a palavra incoerência. Ai vem uma pergunta: o que é falta de coerência politica?

Pois bem, para mim, incoerência é você não assumir uma posição anterior por conveniência, ou dizer algo e fazer outro, segundo seu interesse. Talvez tais atitudes nem seja incoerência, mas sim, falta de caráter de quem age desta forma.

Porém, é preciso dizer que mudar de posição seja politica ou de conceitos pessoais ou mesmo ideológicos não é algo dos fracos, mas dos fortes. Portanto, as mudanças de pensamentos ideológicos ou de conceitos não devem ser vistos como atitude de fraqueza ou de falta de caráter, pelo contrário, pessoas que agem desta forma devem ser ainda mais elogiadas e valorizadas, pois, a vida é assim, e mudar de opiniões, conceitos e mesmo convicções é um ato de crescimento humano, social e politico.

É absolutamente normal um politico diante de uma caminhada mudar suas opiniões e até convicções ideológicas. O extremismo seja por uma corrente ideológica ou por qualquer outra coisa, como credo, raça, etc jamais vai atingir a sabedoria e o crescimento individual politico e muito menos, o Poder, onde é necessário obter um consenso de uma grande maioria de pessoas.  

Foi quando Lula mudou seu discurso de extremista de esquerda que ele obteve apoio de uma grande parcela tanto empresarial quanto dos eleitores em geral que lhe deu a vitória em seu primeiro mandado e é também esta mesma postura de Marina Silva que tem elevado seu nome melhorando seu índice nas pesquisas.


Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta