sábado, 26 de abril de 2014

Dilma entregará os pontos

Acredito que dificilmente Dilma saia candidata a reeleição, pois, ao que vemos existe uma grande conspiração dentro do PT e que visa desestabilizar sua candidatura para que ela acabe desistindo.

Na verdade, este foi o projeto politico do PT. Enquanto Lula estava no Poder o que mais se viu foi à tentativa de instituir o terceiro mandado, porém, sem eco da sociedade, Lula sempre desconversava. Dilma foi uma presidente tampão para estes quatro anos e agora deve retornar Lula com a esperança de fazer mais dois mandados (oito anos) se o câncer for complacente com ele.

Por diversas vezes, nas eleições de 2010 escrevi que Dilma, não tinha habilidade politica, para ser presidente. Para exercer uma atividade pública como executivo, não basta ser um bom gestor público; não basta ser uma pessoa ilibada, séria e competente é necessário ser um bom politico, um negociador, porque em tudo que se pretende realizar é fundamental apoio politico e saber agir sem desestabilizar politicamente, um executivo não governa sozinho.

Infelizmente, temos uma classe politica corrompida, principalmente, no legislativo. Uma classe que na sua grande maioria não está preocupada com o Brasil, tal qual grande parte do eleitorado, mas sim, preocupado com seu bem estar. Uma classe politica onde os lideres políticos em sua maioria estão no poder a serviços particulares de grandes empresários e também a serviço de grupos que desejam extorquir o país. Portanto, um governo ainda que sério, sofre pressões de todos os lados. Muitas vezes, seu maior aliado é o maior inimigo do Brasil.

Dilma até pode ser uma pessoa bem intencionada, mas, é amadora para lidar com a classe politica atual, bem como é amadora para comandar as forças do PT que não querem o bem do país e sim deles. Não dá para ser uma líder de um partido que não é sério, a não ser que este líder também não seja sério, Partido que em seus quadros possui como lideres políticos corruptos como, por exemplo, os condenados do mensalão.

Certamente, há uma grande articulação dentro do PT para que Dilma desista da candidatura e é que acontecerá mais cedo do que os brasileiros esperam, alias, ela deveria desistir logo, já que este será o que ocorrerá. Cada dia que passa Dilma será mais pressionada seja de maneira direta de seus pares (PT) ou de articulações indiretas visando a sua desestabilização emocional até que ela abra mão da candidatura.

Certamente, sua desistência renderá muitos frutos para ela se assim a fizer, pois, abrindo mão da candidatura, Lula eleito a prestigiará com cargos ou mesmo sendo seu cabo eleitoral para que Dilma seja eleita deputada ou mesmo senadora. Como se diz; cede de um lado, para ganhar do outro.

Ataíde Lemos

Escritor e poeta

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Petrobras, símbolo de soberania nacional em crise


Petrobras, símbolo de soberania nacional em crise


Um dos fatores que levaram FHC perder créditos junto aos brasileiros foi seu programa de privatizações. A oposição criou na nação o sentimento de brasilidade e que FHC estava vendendo o Brasil, pois, aos poucos a telefonia foi privatizada e as empresas de siderurgias entre outras. Para grande parte dos brasileiros nosso Brasil estava sendo vendido para os estrangeiros e o PT soube criar na sociedade um sentimento de revolta contra FHC devido às privatizações.

No PT havia um discurso afinado, principalmente, usando a Petrobras como ponto referencial contra FHC, pois eles (petistas) afirmavam que se o PSDB permanecesse no Poder a Petrobras, maior empresa estatal brasileira, símbolo da soberania nacional seria também privatizada. O discurso do PT era muito convincente que conseguiu tirar muitos dividendos eleitorais. A grande população aderiu à fala dos petistas que acabaram somando ao coro deles contra FHC.

Se por um lado realmente, era inaceitável ver naquela época nosso País sendo vendidos através das vendas de varias empresas estatais, hoje, consegue entender a verdade do porque dos discursos nacionalistas; uma deles era de fato conseguir votos através do marketing com objetivo de mexer com o emocional do eleitor e a outra, realmente era o uso da empresa Petrobras para a corrupção do PT. Este partido tirou tudo da Petrobras, uma empresa que configurava entre a 12ª empresa mundial, hoje ocupa o 120º lugar. Fizeram desta empresa um assalto, roubaram descaradamente o povo brasileiro.  

Depois de todos estes rombos provocados nesta empresa como nós brasileiros reagiríamos? Será que este grupo que governa o País, este grupo que escolhe seus diretores tem credibilidade de continuar governando esta empresa? Pois, é isto que ocorrerá se eles mantiverem no Poder. Será este mesmo grupo que, praticamente, quebrou nossa maior empresa que continuará indicando conselheiros, diretores, etc. desta empresa.

Num primeiro momento, até se poderia pensar que Dilma, embora, com seu grau de responsabilidade, não teria toda esta culpa como a oposição depositou nela, porém, com o desdobramento das informações, fica claro e evidente a sua responsabilidade maior, pois, este contrato de compra da refinaria de Pasadena foi feita em 2006 e logo em seguida já se sabendo do grande prejuízo que a Petrobras teve e mesmo assim, nomeou como diretor financeiro da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras Nestor Cuñat Cerveró o qual que foi o articulador do péssimo negocio feito.

No mínimo, a atitude de Dilma foi de uma presidente incapaz de governar porque não sabe gerenciar, é uma péssima gestora pública. Segundo, não se pode manter este grupo governando esta nação, já que, eles permanecendo, dificilmente, a Petrobras se levanta novamente, pois, o rombo é grande demais e para sanear esta empresa é necessário outro grupo de pessoas no Poder, já que ela é uma empresa estatal é todos seus diretores são nomeados pelo governo.


Ataíde Lemos