quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O Petrolão


O Advogado de uma das empresas envolvidas no Petrolão, disse que a corrupção, que o pagamento de propina faz parte da cultura do povo brasileiro. Eu discordo, pode fazer parte do caráter de uma grande parcela dos empresários e dos políticos e até dos cidadãos comuns, mas da cultura não. Ou seja, pode ser da formação moral do individuo. Você já viu um empresário aceitar que seu funcionário receba propina de um fornecedor para adquirir um produto para sua empresa? Evidente que não, pois propina significa pagar mais caro para receber benéficos ( dinheiro, presente, vantagens, etc.) em troca.

O que observamos e que é comum são que a maioria dos políticos são corruptos, esta é uma verdade, porque, infelizmente, a legislação abre espaço para que seja assim, pois, é muito simples e não se exige nada para que uma pessoa possa ser candidato a cargos eletivos. Numa empresa, o normal é antes de ser admitido um candidato é ser avaliada sua capacidade e idoneidade. Já para ser candidato tudo é facilitado, não existe uma seleção para que o eleitor possa ter um nível melhor de candidatos. Basta saber fazer um O com o copo que já pode se candidatar.

Outra situação que deixa evidenciado que o candidato se eleito vai roubar é o valor que ele gasta em campanhas. Qual candidato que gasta milhões para se eleger para ganhar o salário de um prefeito, deputado ou vereador? É evidente, que o candidato ao se eleger vai tirar o custo de todo gasto em suas campanhas com juros e correção monetária e dinheiro virá em forma de corrupção.

Outro fato evidente é que existe o conluio nas licitações, onde muitas empresas montam seus esquemas, seus clubes junto aos funcionários públicos para que todos saiam ganhando, mesmo aquelas que venham a “perder” as licitações. Quantas e quantas vezes se houve dizer que muitas empresas sérias não participam de licitações com o governo? Seja na esfera municipal, estadual ou federal? Eles dizem para todos que querem ouvir que as licitações é jogo de cartas marcadas.

Dinheiro público é um dinheiro que é de todos e não é de ninguém, portanto, é um dinheiro que pode ser desviado por aqueles que não têm caráter. Dificilmente, o gestor principal (presidente, governador ou prefeito) não está envolvido diretamente sabendo do roubo e até gerenciando. Qual gestor não vai preocupar com as galinhas dos ovos de ouro? Até porque é ele quem nomeia os diretores.

Mas, voltando ao caso da Petrobras, como uma quantia desta que somam bilhões e o governo vem a público dizer que não saiba? Qualquer pessoa por menos QI que possa ter, não engole uma conversa desta. A Nação brasileira pode ser omissa, pode ser até conivente com estes desvios bilionários, mas que ela sabe que o ex-presidente Lula e Dilma estão envolvidos até o pescoço nesta corrupção.


Ataíde Lemos 
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: