terça-feira, 7 de outubro de 2014

As grandes mídias e os pequenos partidos




Eu tenho visto muita crítica das grandes mídias aos pequenos partidos, muitas vezes, usando de termos pejorativos contra eles. Dizendo que são partidos de alugueis e tantas outras colocações maldosas sobre seus fundadores. Porém, deixo uma pergunta: os grandes partidos políticos também não são apenas números de filiados e de parlamentares? Pois, quem manda neles é a sua cúpula, ou seja, eles não são partidos ideológicos, mas, fazem apenas fisiologismo?  

Ainda que não possa haver tantas ideologias em proporção a quantidades de partidos existentes hoje no Brasil, é preciso dizer que os partidos políticos representam o pensamento da diversidade no país, isto é, os partidos políticos tornaram-se também a representação de classe da sociedade e acredito ser correto que cada grupo social, cultural deve ter seu representante para defender além de causas maiores, das causas nacionais suas bandeiras especificas.

As grandes mídias precisam deixar de serem protecionistas e ver os partidos pequenos como um bem para a sociedade e não focalizarem em 2, 3, 4 partidos e os colocarem como representantes da sociedade como um todo.

Quando um politico de destaque nacional, visando seus interesses criam siglas partidárias é vista com bons olhos pela grande mídia, quando alguém “desconhecido”, imbuído de boas intenções busca também fazer parte de uma representação ou firmas sua ideologia criando uma sigla nova logo é tratada como espertalhão ou alguém, que está apenas interessado no repasse do fundo partidário, etc.

Tudo que já nasce grande nasce sem sustentabilidade, mas, o que inicia pequeno é como uma semente que sendo bem cuidada germina, cresce e produz frutos. Assim também, são os partidos políticos. É fundamental permitir e até estimular suas criações, pois, certamente, é mais uma semente ideológica que é fecundada. O futuro, a qualidade desta semente vai depender de seus criadores e não deve ser impedido pela sociedade.

Da mesma forma que a mídia sempre se levanta ao sentir-se ameaçada pela censura ela deveria olhar com outros olhos para seu posicionamento em relação aos partidos pequenos. Volto a frisar que embora, há partidos grandes e que possuem um número expressivo de filiados e de parlamentares, são partidos fisiológicos e que não possuem nada de ideologia e são partidos de cacifes os quais ditam as regras visando seus interesses pessoais e não partidários.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta

Nenhum comentário: