quinta-feira, 28 de agosto de 2014

As eleições e marina Silva



As eleições e Marina Silva

As eleições deste ano têm sido permeadas de muitas surpresas boas e ruins. Gostaria de tecer alguns comentários focando a candidata Marina Silva. Primeiramente, quero voltar ao passado quando Marina resolveu criar o Partido da Sustentabilidade e que por entraves jurídicos no ultimo momento não conseguiu registrar o pedido se filiando então, ao PSB para que pudesse  sair como candidata de vice-presidente com Eduardo Campos. Certamente, a entrada de Marina, ainda que Campos não conseguissem deslanchar nas pesquisas o seu nome ajudou que melhorasse um pouco seu índice nas pesquisas eleitorais.

Diante o fatídico acidente de avião que levou a morte Eduardo Campos, Marina surge com a grande possibilidade de derrotar Dilma (PT) e isto vem se confirmando nas pesquisas.

Muitos eleitores de Aécio e outros acabaram temendo Marina e a associando ao PT, isto é, afirmando que caso ela ganhe ficará tudo do mesmo jeito e quem ficará no poder é o PT, ou sejas, para estes, ela representa o PT. Então, alguns estão afirmando que anularão seus votos caso a disputa no segundo turno fique entre Marina e Dilma.

Pois bem, quem é Marina Silva? Marina Silva é uma dissidente do PT, uma das fundadoras deste partido politico e que esteve junto com Lula como ministra no seu primeiro mandado e que, após discordar de algumas ações do PT, ela deixou o partido e tornou-se oposição de Lula, inclusive, sendo candidata a presidente da republica em 2010 e cuja sua participação levou para a decisão para o segundo turno, numa eleição que tinha tudo para Dilma se eleger já no primeiro turno.

Portanto, se analisarmos por este prisma já se pode afirmar que Marina Silva não é PT e não está aliada com este partido politico. No entanto, ela não sendo PT, não significa que ela não tenha uma ideologia voltada a esquerda ou socialista, porém, é importante frisar, que Marina não faz parte do grupo que hoje governa o País.

Outro ponto que se deve destacar é que Marina Silva carrega sobre si uma grande responsabilidade caso eleja, pois, sobre ela está a esperança de milhões de brasileiros que querem uma mudança no estilo de governar o país, além do que, desejam quebrar este corrente de Poder construída pelo PT nestes 12 anos. Hoje, o PT tem um total controle sobre as instituições públicas e nos três Poderes centrais ( Executivo, Legislativo e Judiciário) e se faz necessário desmontar esta célula para o bem da democracia.

Ainda que Marina Silva tenha uma ideologia de esquerda. Marina é só Marina Silva e Dilma, significa um partido, isto é, manter Dilma é manter um partido politico que pode nos levar a uma ditadura muito próximo caso ele continue governando o Brasil.

Enfim, ainda que exista o receio de Marina Silva, não se deve temê-la deixando de votar nela caso vá para o segundo turno, pelo contrario, se isto acontecer a sua eleição é fundamental para aqueles que amam a democracia e para o bem do Brasil.


Ataíde Lemos
Escritor & Poeta  

Nenhum comentário: