domingo, 15 de junho de 2014

As mídias e a liberdade de expressão



As mídias e a liberdade de expressão

Estamos presenciando no Brasil um clima de falta de liberdade de expressão, ainda que, institucionalmente, as leis garantem esta liberdade. Esta falta de liberdade ocorre através do Poder Executivo, que engessou as mídias por meio de recursos públicos advindo de patrocínios que as deixaram reféns de suas verbas.

Para que possamos entender melhor, basta voltarmos ao passado, onde a grande maiorias das mídias em suas programações possuíam quadros humorísticos, onde através deles teciam duras criticas ao executivo, trazendo a tona, ainda que em forma humorística, reflexões para a sociedade sobre ações do governo, no entanto, isto já não existe mais, o que ainda, por enquanto há, são duras críticas ao Poder Legislativo, porque talvez, as verbas dado por este Poder destinadas as mídias não são suficientes para que exerçam tal poder sobre elas ainda. Até mesmo, do Poder Judiciário tem recebido vários tipos de criticas, mas, no Poder Executivo há restrição.

Há inúmeros relatos de jornalistas que abertamente, dizem estar sendo cerceado de criticarem os governos, principalmente, o governo central. Tivemos um caso recente que foi o da apresentadora do jornal SBT Rachel Cherazaide, onde ao tecer comentário da inercia do governo em relação segurança, pois a falta dela tela leva as pessoas praticarem justiças com as próprias mãos e por este comentário, a sua emissora foi intimidada pelo governo para que rescindisse o contrato de trabalho com a jornalista. Isto somente não ocorreu porque o então, Silvio Santos, foi firme e não cedeu, no entanto, cortou o direito dos jornalistas apresentadores não mais fazerem comentários.

Desta forma tem ocorrido com varias mídias, tanto as televisivas como as faladas e escritas. Enfim, todas as mídias sejam grandes ou pequenas que recebem recursos públicos vindo do Poder Executivo estão sendo cerceadas da liberdade de expressão de uma forma covarde por meio de chantagem de perda de patrocínios.

É um fato lamentável, estamos vivendo a realidade do quem pode mais chora menos e, como as mídias para manter precisam do recurso público, acabam sendo subordinadas ao capricho do governo que além de chantagearem para que não façam críticas ao governo ainda veiculem propagandas politicas através dos patrocínios.

Embora, este seja um fato gravíssimo e que prejudique diretamente a falta de liberdade de expressão, este caso ainda tem solução, pois é fundamental que as empresas de mídias, se de fato desejam ter liberdade de expressão busquem novas fontes de recursos ou mesmo diminua o custo de seus patrocínios para que consiga tais verbas para sua subsistência sem a necessidade de ficarem com o pires na mão e cedendo as chantagens do governo.

Este fato que vem ocorrendo no Brasil tem tirado das mídias televisivas, faladas e impressas credibilidade da sociedade que tem migrado para os sites de relacionamentos e para aquelas empresas de mídias online sem recursos públicos que tem usado a internet para divulgarem o verdadeiro Brasil que está sendo oculto por estas mídias. No entanto este tem sido o grande incomodo do governo por ainda não possuir controle sobre a internet, porém, sempre é divulgado indícios de que o governo também está procurando meios para conseguir também impedir a liberdade de expressão.


Ataíde Lemos
Escritor & Poeta  

Nenhum comentário: