domingo, 23 de março de 2014

A maioria dos brasileiros está sendo governados pela minoria

A maioria dos brasileiros está sendo governados pela minoria


A maioria dos brasileiros está sendo governados pela minoria, portanto, este governo embora, eleito legitimamente, não corresponde o pensamento da maioria da sociedade brasileira. É fácil entender porque estamos sendo governado pela minoria.

Infelizmente, grandes partes dos eleitores não aprenderam votarem e outros preferem se omitirem e a omissão tem dois porquês, ou seja, abstém-se, vota-se em branco ou anula, por não gostar de nenhum candidato ou por protesto e este tipo de voto empobrece a democracia, embora, usar deste procedimento seja também um direito democrático. A questão é que, omitir de votar não contribui para a melhoria da classe politica e este e paradoxalmente seja uma das grandes queixas e razões para deixar de votar.

Pois bem, vou exemplificar porque o governo está sendo governado pela minoria. Quando analisamos que Brasil possui aproximadamente 140 milhões de eleitores e um presidente é eleito com 50 milhões este número deixa claro que é a minoria quem governa. Porém, como disse anteriormente, é uma minoria legitima, já que a lei determina para efeitos eleitorais que a contagem dos votos considera apenas os votos validos e se 20 a 30 % dos eleitores deixam de escolher um candidato, é esta omissão que indiretamente contribui para eleger aqueles que estão nos governando.

Portanto, repito, embora, seja um direito não votar (abster-se, anular ou votar em branco), no entanto, este direito, torna aquele que o faz responsável também pelo governo existente e tirando dele (eleitor) o direito de reclamar.

Um governo não governa para a minoria, ou para os seus eleitores ou mesmo, para os que votaram contra, mas sim, para toda a nação, incluindo os que abstêm, anulam e votam em branco, sendo assim, todos sofrem ou se beneficiam de um governo.

O Brasil é um país subdesenvolvido e que possui muitas mazelas, misérias e isto faz com que uma parcela imensa da sociedade precise do governo para sobreviver. É um país, cuja educação é de péssima qualidade e ainda não atinge a todos, portanto, toda esta realidade torna grande parte da sociedade dependente do Estado, isto faz com que os governantes possam construir currais eleitorais promovendo politicas de assistencialismo. Assim ocorreu com FHC, ao instituir o Bolsa e diversas outras politicas assistencialista como também tem beneficiado o atual governo manter esta politica assistencialista somando a outras politicas que apenas visam construir piquês em seus currais eleitorais, onde em cada um deles agrega um parcela de eleitores. Até mesmo muitas politicas sociais feitas para beneficiar as minorias têm como fundo, construir piques, não que não seja necessários tais politicas, no entanto, esta que é a intenção dos governantes de países subdesenvolvidos. Basta olharmos em países aos redores do nosso país como Bolívia, Venezuela, Equador, Argentina, enfim, países subdesenvolvidos que seus governantes são populistas por usarem estas tais politicas assistencialistas para manter-se no Poder por meio de seus currais eleitorais.

Em fim, esta é uma razão pela qual nós brasileiros precisamos votar, isto é, para que realmente, possamos ser governados por uma maioria de fato e não de direito. Um dia que o Brasil for um país de 1º mundo, onde não exista mais tanta miséria, muitos dependentes do governo central e dos governantes estaduais, ai sim, o nosso voto pode torna-se dispensável, pois, haverá uma nova cultura politica, onde os políticos não terão como usar da pobreza ou da ignorância do eleitor para se beneficiarem politicamente.

Se de fato amamos esta terra e queremos que ela desenvolva com seriedade, com menos corrupção e tenhamos uma classe politica séria nosso voto é fundamental. Os mais necessitados; aqueles que são usados pelos políticos, precisam de nosso voto até para que conquistem suas liberdades de consciência e desertam destes currais.


Ataíde Lemos 

Nenhum comentário: