terça-feira, 11 de março de 2014

A AMB e o Programa Mais Médicos



Ontem (10/03/2014) assisti o Roda Vida, programa da TV Cultura que vai ao ar todos as segundas-feiras, o entrevistado foi o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) o médico Florentino Cardoso. Em sua entrevista ele deixou bem claro a posição da entidade sobre o programa Mais médico que o governo federal está implantando.

Pela sua explanação ficou muito claro porque a AMB é contra a maneira que este programa está sendo implantado e expos o que a grande população não sabe sobre o Mais Médicos.

1)      O governo diz que mais de 9 mil médicos cubanos estão trabalhando no Brasil, no entanto, este numero não bate, pois, não se sabe onde os 9 mil médicos estão trabalhando e que eles são monitorados o tempo todo sem o direito de ir e vir.

2)      O revalida é um procedimento que todos os países adotam para que o médico de outros países possa atuar em seu país, ou seja, um procedimento para realmente saber se o médico possui formação e conhecimento necessário para atuar no país. O governo brasileiro isentou os médicos cubamos de fazerem o revalida.

3)      O contrato feito entre Cuba e o Brasil é secreto ninguém tem há acesso.

4)      As condições de escravidão que os médicos cubanos estão submetidos, eles são monitorados o todo tempo, sem liberdade de ir e vir, infringindo de forma clara a Constituição Federal Brasileira.

5)      Dos R$ 10.000,00 reais os quais tem direito, apenas, recebe R$3.000,00 o restante vai para Cuba.
6)      As médicas cubanas caso engravidam são deportadas para Cuba


Segundo Dr. Florentino Cardoso, a entidade procurou por varias vezes sentar com o governo para juntos elaborarem um programa que de fato pudesse atingir todas as cidades brasileiras, no entanto, não houve sucesso porque o governo já tinha em mente o seu plano.

Segundo ainda o Dr. Florentino, o grande problema porque há falta de médicos em varias localidades brasileira não é o médico que não quer ir trabalhar nestas cidades distantes, mas sim, que os médicos na maioria das vezes são iludidos pelos prefeitos com a promessa de salários condizente sua profissão, porém, após um tempo, acabam tendo seus salários reduzidos e as promessas feitas não são cumpridas.

Ainda comentou que uma das propostas feitas pelo governo é algo inadmissível. Como que o médico recém-formado, sem praticamente conhecimento algum prático poderia trabalhar em cidades longínquas? Sem nenhum preparo? É algo absurdo.

Enfim, sua entrevista deixou muito clara a posição da AMB sobre o porquê criticam o programa Mais Médicos, pois é um programa cheio de erros, discriminação aos médicos cubanos e sem comprovação de habilitação para o exercício da medicina, além de ferir a Constituição Federal, as leis trabalhistas.


Ataíde Lemos 

Nenhum comentário: