quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Brasil está de luto


O Brasil está de luto



Após quase 60 sessões no STF julgando o mensalão. Após os réus terem amplos direitos de defesas; a condenação ser efetuada. Após varias sessões para estipular a dosimetria das penas. Depois de vários meses para os réus apresentarem recursos e outras tantas sessões para examinar estes recursos. Enfim, após todo processo quase já consumado, vem um ministro do STF Celso de Mello, inclusive, um dos ministros que participou de todo este processo, no ultimo rounds resolve dar uma chance para os condenados, por entender que eles têm ainda direito de se defenderem. Ou seja, ele que ajudou a condenar, junto com mais cinco ministros que ali estavam com ele, Celso de Mello volta atrás e em nome de um direito, que cinco de seus pares alegam não existir muda sua condenação, disfarçada em direito constitucional.

A pergunta que fica é: e nós brasileiros como ficamos? Certamente, com cara de palhaços. Ficamos frustrados, pois, um dia chegamos a acreditar na justiça e um ministro do STF para aparecer e ficar na história como vilão da maioria do povo brasileiro, no ultimo segundo do jogo ou na prorrogação, faz como aquele massagista tira a bola do gol por duas vezes, fazendo anular a partida. Celso de Mello no ultimo segundo dá para os réus condenados uma segunda chance para serem absolvidos e todos nós ficamos perplexos por mais uma vez a impunidade imperar em nosso País. Ficamos atônitos sem saber o que pensar; o que fazer.


Dos Três Poderes constituídos, o Judiciário era aquele em quem nós brasileiros depositávamos nossa confiança em fazer a justiça e de repente, descobrimos que também é um Poder comprado pelo governo. Um Poder que nós brasileiros não temos a nosso favor, mas sim, para legalizar os atos ilegais do governo e da classe politica.


Como brasileiro que acreditou que o STF faria justiça e lavaria a alma do povo, me sinto profundamente frustrado. Sinto-me desacreditado nas instituições, como acredito que as maiorias dos brasileiros estão hoje. Talvez seja até por isto que o dia de hoje (18/09/2013) está um dia nublado, frio, triste, pois, este dia será para jamais ser esquecido. O dia que um homem, foi capaz de decepcionar toda a nação brasileira e tornar-se a pessoa mais rejeitada do país. Considerado um traidor do povo. 


Certamente, esta data será sempre lembrada como uma das páginas mais trágicas da história politica brasileira. Nenhuma justificativa, nenhum dos minutos usados pelo ministro Celso de Mello pode justificar tamanha traição feita por ele ao povo brasileiro. Todo o processo do julgamento do Mensalão jamais poderia ter este fim melancólico depois de tanta esperança que causou aos brasileiros. Só nos resta agradecer aos ilustres ministros do STF Joaquim Barbosa. Gilmar Mendes, Luiz Fux, Marco Aurélio de Melo, Cármem Lúcia e os ministros que se aposentaram Ayres Britto e Carlos Veloso nosso muito obrigado.



Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: