domingo, 25 de agosto de 2013

Os médicos cubanos



Os médicos cubanos


Não sou contra a entrada de médicos estrangeiros como protecionismo aos médicos brasileiros da forma como as entidades médicas estão fazendo, inclusive orientando para que médicos brasileiros e os cidadãos boicotam o trabalho destes profissionais. 


Minha posição contrária é por varias razões como:

1. Os médicos estrangeiros que desejarem atuarem no Brasil devem passar pelo mesmo procedimento que todos que os brasileiros passam, ou seja, tenha seus diplomas revalidados.

2. Embora, reconheço a falta de médicos em muitas cidades brasileiras, mas não é por falta destes profissionais e sim, pela falta de uma politica publica que incentive estes profissionais atuarem em todas as cidades brasileiras.


3. As escassezes de médicos em varias cidades também ocorrem pelo corporativismo destes profissionais existente em muitas cidades pequenas, onde os médicos tradicionais locais boicotam não permitem novos médicos através de ações que desestimulem atuarem nas cidades.

4. A questão da saúde brasileira não é falta de médico, mas deficiência na saúde brasileira. De nada adianta ter médicos se não há recursos básicos para que eles possam clinicar. Falta de leitos, medicamentos essenciais, aparelhamentos básicos para os primeiros socorros.


5. O Brasil não vive um caos na saúde por questões de guerra, de pobreza, mas sim pela má gestão publica. Sendo assim, não há necessidade de recrutamento de profissionais de saúde de outros locais. Talvez o contrário, devemos exportar estes maus gestores públicos e trazermos bons de fora.

6. Esta história de trazer médicos cubamos está mais soando politica espúria do governo brasileiro, ou seja, mandar ajuda financeira ao país de Cuba, usando como plano de fundo a exportação de médicos.


7. A forma como o governo está trazendo estes médicos é algo que fere tanto a Constituição Federal, as Leis Trabalhistas e ainda incentiva e promove o trabalho escravo. 


Enfim, há vários motivos que me leva a ser contra a entrada de médicos estrangeiros em nosso país. Pois, é inadmissível estes políticos agirem desta forma, rasgando a constituição brasileira a todo o momento para fazerem politicagens.

Ataíde Lemos
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: