segunda-feira, 15 de julho de 2013

Os bastidores das manifestações de junho



Os bastidores das manifestações de junho

     O povo saiu nas ruas para protestar e com toda a razão, pois, a classe politica está apenas governando o país para si, ou seja, usurpando o povo brasileiro com uma corrupção jamais vista; cobrando autos impostos da população sem contrapartida; o país vive um caos na segurança com alto índice de criminalidade, onde o povo tornou-se refém dos bandidos. Falta de politicas públicas e recursos financeiros na Educação, Saúde, Transporte. Enfim, um desmando total e por fim, grande parte dos cidadãos brasileiros endividados.

Mas, lendo os jornais deste final de semana me veio um questionamento? Será que tudo isto, ou seja, estas mobilizações iniciada o qual teve como um dos idealizadores o Movimento do Passe Livre, que embora, diz ser um movimento apartidário, é sabido que a maioria dos seus integrantes é de esquerda não possa ter sido orquestradores com o interesse na volta de Lula para 2014? Pois, os jornais noticiaram que há um descontentamento de Lula com Dilma e os dois, não andam trocando figurinhas mais.

Entre meio as manifestações, Dilma lança umas ações mirabolantes como Constituinte parcial, plebiscitos, médicos de cuba para atuar no Brasil, ações que não tiveram dias de duração. Todas estas manobras de certa forma enfraquecem ainda mais a reeleição de Dilma.

Tudo soa muito estranho, parece que por trás de tudo isto há um jogo politico que procura trazer novamente a candidatura de Lula à presidência para 2014, obrigando Dilma, caso queira disputar a reeleição sair do PT ou então, ter que ceder a candidatura a ele.

Na minha modesta opinião, caso tudo isto seja uma armação para a volta de Lula, será difícil ele emplacar ou ganhar, porque a mobilização popular tomou dimensão extra partidária, nem mesmo MPL, imaginava a proporção que o movimento tomou, tanto que alguns começaram a dizer que a direita estava assumindo o controle das manifestações. 

É preciso enfatizar que este caos em que o país se encontra não é de responsabilidade apenas da presidente Dilma, mas principalmente, de seu antecessor Lula, que criou esta primavera de ilusão para os brasileiros que um dia terminaria. Além do que muitas das reivindicações do povo brasileiro é a corrupção e isto, todos sabemos que é no governo de Lula junto com políticos tanto de seu partido quando dos outros seus aliados que sãos os grandes responsáveis por este aumento estrondoso da corrupção.


Ataíde Lemos
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: