quarta-feira, 27 de março de 2013

Uma prática bancaria delituosa




Uma prática bancaria delituosa

Em conversas com representantes comerciais, empresários, fornecedores e distribuidores, têm-se percebido que os bancos estão usando de uma prática delituosa que é reter os pagamentos de títulos dos clientes, demorando o repasse aos credores. Isto é, o empresário faz o pagamento de seu titulo, o banco está demorando dias para repassarem aos credores, que por sua vez, bloqueiam as vendas de seus clientes, criando um relacionamento que tem prejudicado a relação fornecedor/cliente.

Com a informatização, tornou-se on-line as vendas e a conferencia do histórico do cliente. Sendo assim, a cada nova venda é feita uma conferencia da vida saudável da empresa compradora e a qualquer indicio de atraso em duplicatas, protestos estas vendas são bloqueadas automaticamente. Portanto, com este expediente utilizado pelos bancos  (retenção do repasse do pagamento de títulos pagos aos credores)  o segmento empresarial, tanto os que vendem quanto aquelas que compram estão sendo lesadas.

Este expediente usado pelos bancos é uma forma que estão procedendo para usarem o dinheiro dos clientes de forma lesá-los e aumentarem seus fluxos de caixas. Hipoteticamente, imaginemos o alto volume de numerários que os bancos estão movimentando de maneira estelionatária, ou seja, movimentando recursos que não são de suas propriedades, sem o consentimento dos empresários tanto aqueles que pagam seus títulos, quanto daqueles que os bancos estão retendo?  Ainda, complicando o credito das empresas e criando uma animosidade entre fornecedores e compradores? 

Esta prática está se tornando comum, como representante tenho me deparado com esta situação constantemente, ou seja, clientes que quitam seus débitos e ao mesmo a empresa os bloqueiam por estarem com títulos pagos, porém em aberto porque os bancos não repassaram a elas. Da mesma maneira, que isto tem ocorrido com meus clientes e representada,  esta prática ocorre com vários outros representantes e empresas e sempre o motivo é a falta do repasse por parte dos bancos as empresas credoras. Enfim, os bancos estão lesando os empresários e talvez o próprio sistema financeiro.

Qual o motivo deste crime? Certamente, é o arrocho da economia e seus baixos índices de lucratividade aliada à ganância. Uma prática delituosa que está enraizada na mente dos empresários banqueiros que é usar de qualquer meio, ainda que criminosa para obter lucros a qualquer custo.

Este tipo de crime utilizado pelos bancos precisa ser denunciado, porque este expediente tem colocado em risco os créditos das empresas que por conseguinte, em alguns casos vem ocasionando protestos indevidos que estão lesando as empresas idôneas, ato que pode gerar muitos processos por danos morais a fornecedores, que neste caso, também, estão sendo vitimas dos bancos.


Ataíde Lemos
Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: