sábado, 5 de janeiro de 2013

Ouro Fino e seu desenvolvimento



Ouro Fino e seu desenvolvimento

          Durante tempo venho questionando o desenvolvimento de Ouro Fino, por ver que as cidades circunvizinhas crescem a passos largos em relação a nossa.

O que me leva  a questionar, é observar que Ouro Fino, é uma cidade que possui a maior rede bancaria em relação às cidades da região, até mais que Pouso Alegre, se formos analisar a proporcionalidade de seu tamanho. Outro fato deste questionamento é observar que em Ouro Fino, localiza-se grande rede de empresas nas áreas de supermercados, de moveis, eletrodomésticos, informática entre outros. Ainda, outro fato a se observar é que Ouro Fino, é uma cidade que possui varias instituições que a torna pólo da região, ou seja, há varias instituições públicas e isto faz com que as populações das cidades circunvizinhas desloquem até Ouro Fino, colaborando assim, para um maior fluxo de pessoas e de movimento no comercio.

Pois bem, o que me chamou atenção para escrever este texto, foi a colocação de um comerciante de outra cidade que sempre vem sempre aqui. Quando conversávamos sobre Ouro Fino, disse a ele que a cidade está parada no tempo em relação às outras da nossa região, porém, seu comentário, levou-me a refletir o obvio: não temos conhecimento ou não damos o devido valor ao que temos, neste caso especifico, não conhecemos ou não damos valor na cidade em que vivemos.

Quando disse ao amigo comerciante, que Ouro Fino estava estagnada, ele foi colocando passo a passo o seu desenvolvimento em todas áreas econômicas. Alguns de seus exemplos, foi à quantidade de movimento em todos os bancos e das empresas na área de supermercados, enumerando um a um e afirmando que todos possuem grandes movimentos de pessoas, como também, especificou as varias redes de magazines existentes em Ouro Fino me convidando a refletir as outras cidades.

Diante dos seus argumentos, o meus tornaram-se fracos e sem consistências o que me levou a chegar a conclusão que realmente, nós temos uma visão míope quando se trata de valorizar o que é nosso, neste caso, enxergar e valorizar a nossa cidade.

Com isto, não quero afirmar que está tudo bem. Que Ouro Fino está uma maravilha, pois, isto não é verdade. Muitas vezes, as pessoas de outra cidade têm um olhar não real, por não conhecerem de maneira mais especifica nossas mazelas e nossas deficiências, no entanto, serve como um parâmetro para não ficarmos somente nas criticas, mas sim, colaborarmos para que Ouro Fino se desenvolva ainda mais e proporcione melhor qualidade de vida aos seus munícipes.

Se Ouro Fino, está de fato como este amigo disse, isto é, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento, torna-se fundamental que todos aqueles que são responsáveis por ela. Todos aqueles que são responsáveis para o seu crescimento econômico (empresários, políticos, instituições) possam unir-se em projetos desenvolvimentista de pequeno, a médio e longo prazo e assim, Ouro Fino, desenvolva ainda mais. 

Também é fundamental que os seus governantes (executivo, legislativo) aproveitem este crescimento e proporcionem políticas públicas na área da saúde, educação, social, esporte, cultural para que a cidade não se desenvolva somente em termos econômicos, mas em todas as áreas, dando assim, qualidade de vida a sua população.

Ataíde Lemos

         Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: