sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Minha ideologia de Estado




Minha ideologia de Estado

             Tenho uma visão política um tanto quanto complexa. Acredito que o Estado deve estar a serviço em prioridade do homem, e sua missão, deve ser promotor do bem de todos indistintamente, onde sua atividade fundamental seja a realização da justiça, sem que esta gere injustiça. Promover a inserção social e independente às classes sociais, econômicas, culturais ser um pilar de equilíbrio para aqueles que possuem mais riquezas, não sobrepõe aos mais fracos e que todos possam ter igualdade de oportunidades, porém sem privilégios.

Algo que também defendo é um Estado que respeite a propriedade privada e que promova o desenvolvimento sem intervenções no primeiro setor, deixando o livre comercio. Penso que cabe o Estado ser: gerenciador, regulador, administrador dos bens públicos e um articulador e promotor de políticas públicas que visam o desenvolvimento, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida da sociedade. Defendo um Estado que tenha como prioridade a saúde e a educação e que esta ultima, seja a promotora das melhorias necessárias para o desenvolvimento da sociedade. 

Sou a favor da pluralidade partidária, embora, acredito que ela se resume em 3 ideologias: Esquerda, Centro e Direita, o restante, são ideologias que defendem determinados setores específicos que de certa forma, estão entre estes três pilares ideológicos.

A sociedade evolui e com isto há o surgimento de novos conceitos e quebras de paradigmas em decorrência cultural e da educação, e estas mudanças são promovidas através da alternância de poder. Por esta razão, sou essencialmente, favorável às eleições continuas, sendo contrario qualquer tipo de regime ou lei que promova a permanência de políticos no Poder por longo período, através de ditaduras camufladas em reeleições. Penso que a permanecia no Poder de um Partido e de grupo político corrompe as instituições públicas, por disseminarem raízes em setores e Poderes estratégicos para a fiscalização e principalmente para o risco da democracia, levando-a corrupção, o enriquecimento ilícito, fazendo assim,  com que os políticos usurpam e se sirva do poder, contrariando o pilar da essência  do conceito de democracia.

Mesmo acreditando que todos têm direitos, afinal, é a sociedade como um todo que contribui para o crescimento e desenvolvimento da Nação, ocorrendo em todos sentidos como o econômico, o cultural, social, portanto, é fundamental respeitar o direito das minorias, sem que haja uma perda nos direitos da maioria. Acredito que todos os avanços em termos de igualdade de direitos devem surgir, primeiramente, pela educação e não de maneira impositiva, que acaba sempre sendo medidas que soam como demagógicas e prejudiciais para grande parte da sociedade. 

Em suma, nestas poucas palavras resumo meu pensamento de qual o papel do Estado e como ideologicamente acredito que deveria ser. Um Estado a serviço de todos, respeitando todos, isto é, a minoria, mas também a maioria; que respeite o direito a propriedade privada. Um Estado menor, porém, eficiente e voltado à sociedade e não ser empresarial. Um Estado que seja liberal, deixando fluir livremente a economia. Enfim, um Estado que respeite os valores e costumes da sociedade.

Ataíde Lemos

         Escritor & Poeta 

Nenhum comentário: