sábado, 30 de junho de 2012

O jogo político começou



O jogo político começou


       Os arranjos de coligações para eleições como também as alianças das chapas majoritárias são interessantes. Partidos antagônicos ideologicamente se juntam. Candidatos que vivem digladiando se  unem. Tudo em prol ganhar as eleições, depois, volta tudo ao normal, ou seja, se rompem e voltam a se digladiarem. É por isto que a maioria do povo não gosta de política. Isto para a sociedade não se encaixa. Estes procedimentos ferem os valores, ferem princípios. É como se o ladrão juntasse ao policial. Como se Deus unisse ao demônio. É como se o bem aliasse ao mal, tudo em prol ao poder. Estas manobras políticas não são coisa de pessoas sérias, honestas. Pessoas, Partidos que se digladiam e depois se unem politicamente, apenas para ganhar uma eleição, certamente, são políticos que não tem compromisso com a sociedade, mas sim com eles mesmos.

Infelizmente, isto faz parte da política e do político em todas as esferas. Une-se aquele que não tem condições de ser eleito, mas possui certo número de votos com aquele que tem condições de se eleger para somarem e assim, a sociedade assiste e participa do show eleitoral. O importante é ganhar, depois vê como é que fica.

Os candidatos a vereadores sairão pedindo votos, certamente, eles representarão uma coligação, ou seja, estarão com santinhos seus e dos candidatos a prefeitos, mesmo contrariando as normas eleitorais e a ética – fica uma interrogação: política tem ética? – dirão aos eleitores. “Você vota em mim, e para prefeito escolhe quem achar melhor” ou ainda, concordarão com a posição do eleitor para votar em candidatos a prefeitos de outras coligações, inclusive falando bem deles e mal daqueles os quais estão coligados. O importante para o candidato a vereador não será em quem o eleitor escolherá para prefeito, mas sim o voto que ele receberá deste eleitor.

Este é o jogo político; este é o jogo democrático e completamente sem ética que fazem os políticos em seus pleitos eleitorais. Aí, retorno à pergunta: como a sociedade pode gostar de políticos e da política? Somente, aqueles que pensam como eles; somente aqueles que buscam seus interesses pessoais. Pois ainda, que seja fundamental a participação e o compromisso cidadão, este jogo sujo não faz parte da índole das maiorias das pessoas.

           Por fim, a sociedade deveria pensar muito no momento de escolher seus representantes. Refiro-me, a parte da sociedade que não tem nenhum interesse pessoal, nenhum compromisso com políticos, aquela parte da sociedade que apenas vai cumprir sua obrigação e exercer o seu direito cidadão pensar muito, analisar os candidatos. Observar seus históricos e com quem estão fazendo alianças. Quais são os seus cabos eleitorais. Analisar a postura do candidato a vereador, observar o passado dele, seus aliados. Enfim, que a sociedade procure votar consciente e segundo seus princípios de valores éticos e não pelo impulso da emoção. Lembre-se o eleitor não precisa votar pela emoção e que o voto correto não é aquele que elege um candidato, mas um voto consciente.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta

domingo, 17 de junho de 2012




Corrupção uma questão de caráter do político e do eleitor

Sempre tenho publicado artigos sobre corrupção, pois, segundo meu ponto de vista, acredito, este ser um tema de suma importância e que deveria ser algo para analise do eleitorado ao escolher seus governantes.

O grande responsável pela falta de recursos públicos está relacionado à corrupção, pois, ela onera licitações; tira recursos da Saúde, Educação, Segurança, etc. A corrupção é responsável por termos serviços públicos essenciais de péssima qualidade. A corrupção pública, enriquece ilicitamente políticos, empresários, servidores públicos em geral. Enfim, a corrupção, é um crime lesa-pátria, cujo crime, é responsável por diversos tipos de morte de responsabilidade do Estado.

Porém, sempre quando estou em rodas de amigos, ou mesmo quando participo de debates políticos,  as discussões que pairam é defender ideologias políticas. As discussões são em torno que quem fez mais e quem fez menos, de quem roubou mais ou menos. Quando o debate entra na corrupção as defesas em favor aos governos corruptos é que, o outro também é ou foi corrupto, então, começam a surgir nomes e fatos como forma de argumentação para defender tais políticos corruptos. Em suma, a corrupção deixa de ser de prioridade, mas sim de defesa do político corrupto.

Diante deste triste cenário, fica difícil defender a mudança de atitude do eleitor. Torna-se inócuo trabalhar a conscientização do voto e lamentavelmente, desenhamos um quadro de permanência da corrupção, enfim, debater o tema é algo utópico.

No entanto, muitos não conseguem perceber que ao defender um político corrupto, ainda que se use como argumento à corrupção de outros, é não aperceber-se da gravidade do que significa corrupção. Pois, corrupção é defeito de caráter e está relacionado à índole da pessoa, ou seja, se voto, se aprovo a corrupção de um político, estou de certa forma, demudando meu caráter.

Imaginamos o seguinte quadro: presencio um ato de corrupção político e aceito normalmente, dando meu voto aquele político corrupto, me igualo e exponho que sou pior que aquele corrupto, portanto, esta conduta demonstra que possuo um defeito grave de caráter. Diante, um político corrupto o mínimo que deveria fazer é bani-lo, isto é, riscar este político de minha agenda.

Finalizando, não podemos eliminar como prioridade, como essencial ao escolhermos os candidatos políticos o fator corrupção, ainda que tenhamos varias outras boas razões para votarmos neles.  Pois, a corrupção somente diminuirá, pois nunca será eliminada, a partir do momento que procurarmos banir os políticos corruptos. Precisamos ser conscientes que se estamos votando em políticos corruptos – conscientes de seus delitos – o grande problema está em nós e não neles, então, precisamos deixar de criticar a corrupção alheia e passamos a examinar o nosso caráter.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta  

segunda-feira, 4 de junho de 2012




Advertência Da Natureza
 
Cada vez que me agride
Com queimadas, gases poluentes
Espalhando lixos pelos afluentes
Praticando todo tipo de assoreamento;
Talvez não percebas, nem sentes
Pouco a pouco me deixas doente
E você sofrerá as conseqüências.


Sou sua casa, seu ar, sua vida
Dependendo de como relaciona-se comigo.
Dou-te água, ou
 te mato de sede;

Dou-te sombras ou calor te queima;
Dou-te alimento ou dou-te a fome;
Dou-te a cura ou a doença;
Dou-te o prazer do ar puro
Ou devolvo-te os gases que me lanças;
Dou-te o prazer da beleza
Ou a revolta da minha tristeza.

Minha vida está nas tuas mãos
Como a tua nas minhas estão
O respeito, o equilíbrio, a harmonia
Que entre nós haver
É o que nos fará viver.


Ataíde Lemos
escritor e poeta

Apelo da natureza





Apelo da natureza 

Preciso que deixem-me viver
sou vida como você.
Cada vez que me agride
com agrotóxicos, desmatamentos,
com queimadas,
lançando gazes sobre mim
talvez possa não perceber
morro, mas também levo você.

Sou a casa que te abriga.
Sou o pulmão que te da vida.
Sou nascente, sou água viva
que mata a tua sede,
que faz o equilíbrio do clima,
que produz o alimento.
Sou um mundo aparte,
sou um habitat
de infinitos seres vivos.

Em mim está tua cura
Sou bio-diversidade.
Quando você me mata
também tiro a oportunidade
de encontrar a resposta
de tantas doenças e males.

Sou a natureza
que pede sua reflexão.
Diminua sua ambição
olhe para o futuro
amplie seu horizonte
não tenha me como inimiga,
morta, também tiro sua vida.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Importância da natureza



Importância da natureza

A beleza e a importância que há na natureza
somente encanta a alma daqueles que sentem
oriundos da terra, ou melhor, sabem que a vida
apenas existe devido ao ecossistema do planeta Terra.
Porém, são conscientes que ele não é eterno.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Meio ambiente e nossa responsabilidade



Meio ambiente e nossa responsabilidade 

     Não sou um especialista em meio ambiente, apenas contemplador, um observador como todos aqueles que procuram através da natureza contemplar a vida; contemplar toda beleza existente; entrar em oração e contato com Deus. A natureza é uma fonte inesgotável de inspiração.

     Não há como ficar calado e não usar das palavras para refletir, e questionar o que vemos acontecer cotidianamente seja por aqueles que são gananciosos economicamente; seja por aqueles que não conseguem perceber suas atitudes de agressão ao meio ambiente por serem imediatistas não olhando para o futuro e perceber que toda a violência que se faz ao ecossistema é revertida à própria humanidade, isto é, a nós mesmos.

     O homem é apenas mais um Ser Vivo dentro deste universo que é nosso planeta terra. Porém, vários não veem a terra como um habitat e que, a existência humana está condicionada ao tratamento que dá ao meio ambiente.

     Talvez, a falta de cuidado com o planeta também está relacionado ao imaginar que o homem tem sua passagem por um período breve em relação a existência do universo, desta maneira, vive-se num extremo egoísmo, isto é, vive pensando em si próprio, no máximo estendendo a seus familiares, deste modo quer aproveitar-se de tudo sem a mínima seriedade com o planeta, não dando conta que tudo que vivemos hoje em ternos de clima, de uma escassez de água, de prejuízos da fauna, da flora, de algumas catástrofes naturais são conseqüências de pessoas que pensaram e pensam assim. A humanidade sofre pela falta de responsabilidades dos que nos antecederam no mínimo e no futuro sofrerá pela irresponsabilidade de nossa geração.

     Outro fator que colabora para a destruição do planeta está numa falta de políticas públicas ambientais, pois, as grandes potências (países) mundiais, empresas multinacionais por questões econômicas inibi o Estado à implementação de politicas ambientalistas.

     Preservar o meio ambiente, certamente, deve iniciar deste cedo numa idade ainda infantil e a Educação tem esse papel fundamental nesta fase pré-escolar como em todo ciclo educacional, passando pelo ensino fundamental e médio formando conscientização sobre a importância e a necessidade e a responsabilidade de preservação do meio ambiente. É necessário que tenhamos cada vez mais o surgimento de lideres afinados que abraçam a causa e assim, tornam-se verdadeiros ativistas e formadores de opinião.

     Não podemos ser pessoas imediatistas vivendo apenas o hoje sem um olhar critico para aqueles que nos sucederão possam também viver o amanhã. Não podemos viver exclusivamente o mercantilismo e em cada atitude ou omissão cavarmos um pouco mais a destruição do planeta.

     Um Estado rico também é aquele que pode dar para sua sociedade alem de uma qualidade e vida em termos econômicos, mas um país que preserva sua geografia exuberante, proporciona qualidade ambiental e preserva suas riquezas naturais.

     Finalizando este artigo, faço uma referencia bíblica: quando Deus criou o homem o mundo já estava pronto, ao homem foi dada a responsabilidade de administra-lo, de zelar, reproduzir, dar nomes a toda a criação. Agir contrariamente, de certa forma, é pecar contra o outro, contra a si e porque não dizer, contra Deus, pois agredir o meio ambiente é atentar contra a vida.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta