segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um fato histórico brasileiro




Um fato histórico brasileiro

Ao analisarmos a postura do STF, em relação ao julgamento do Mensalão, só temos motivos para elogiar os ministros, principalmente, aqueles que votaram pela condenação dos réus pelos seus diversos crimes. Porque elogiar:

  1. Coragem; este julgamento se deu com o Partido dos réus no Poder. Todos sabemos que o Poder Executivo exerce uma força política grande e, manter-se uma imparcialidade exige muita determinação e coragem e às vezes, até sacrifícios.

  1. Ética; os ministros do STF, mantiveram uma conduta e postura ética sem se intimidar tanto com as pressões das mídias e as pressões do grupo político que governa o País atualmente. Inclusive as intimidações do então, ex-presidente Lula.

  1. Integridade; grande parte dos ministros do STF, foram nomeados pelo grupo político do governo cujo seus membros são réus, no entanto, eles não se curvaram diante daqueles que os nomeou e votaram com espírito público, sem parcialidade, não votaram imbuídos pela emoção, mas escandalizados com as barbarias que estes réus promoveram nos cofres públicos. Basta vermos em vídeos, as colocações de indignação dos ministros do STF  diante do escândalo.

Sabemos que as Leis em nosso País, abrem inúmeras brechas, por onde os condenados se enveredam para se livrarem das condenações ou mesmo abranda-las. Certamente, os grandes conhecedores do Direito, a peso de ouro, irão encontrar tais brechas e assim, procurar frustrar  minimizando as penas e o efeito deste fato histórico em nosso País, no entanto, nada destas artimanhas diminuirão o desgastante e meritoso feito dos ministros do STF, pois, eles fizeram e julgaram conforme a Lei determina.

Enfim, acredito que uma página histórica do Brasil foi escrita, com a condenação de um grupo político que cometeu uma dos maiores crimes financeiros que foi o rombo nos cofres públicos de nosso País, mas que infelizmente, está sendo minimizada pelas mídias e outros órgãos, talvez isto se deva por seus criminosos fazer parte do grupo político que hoje governam o Brasil. Quem sabe nos livros de história do Brasil, as futuras gerações estudaram este grande fato e talvez se envergonharam desta classe política brasileira e também de parte da sociedade contemporânea, da mesma maneira, como nós nos envergonhamos da sociedade na era da escravatura.

Ataíde Lemos

Escritor e poeta 

Nenhum comentário: