sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Julgamento do Mensalão




O Julgamento do Mensalão

         Já elogiei e já critiquei o Supremo Tribunal Federal (STF), mas, neste artigo, quero elogiar pelo grande exemplo que os Ministros estão prestando a democracia brasileira e principalmente, aos eleitores, neste período eleitoral. Como se diz o ditado “A justiça tarda, mas não falha” e, é isto que estamos assistindo no julgamento do mensalão.

Com vários réus no Poder e outros disputando eleições, mesmo assim, estão sendo condenados e afastados da vida política. Esta atitude do STF, sinaliza uma luz de esperança de que ainda se pode acreditar na democracia, na justiça dos homens e que nem tudo está perdido.

Confesso que não acreditava que estes corruptos que extorquiram os cofres públicos em milhões de reais fossem julgados e muito menos condenados, até porque, muitos dos Ministros que fazem parte do STF, foram indicados por estes como no caso o Ministro relator Joaquim Barbosa. O Brasil tem jeito, somente está faltando a nós, como eleitores fazermos nossa parte ao exercermos o direito, ou obrigação que é votar em políticos sérios, honestos e não votar descomprometidamente em candidatos que não tem compromisso com a sociedade e sim, com eles próprios.

Parte da sociedade uniu-se e colheu assinaturas e conseguimos implantar o Ficha Limpa, uma lei que veio contribuir para a melhoria da classe política. Esta lei, encontrou resistência, porém, nestas eleições passou a ser executada. Certamente, a Lei do Ficha Limpa, nem precisaria existir, se nós como sociedade e cidadãos fizéssemos nossa parte ao analisar a vida dos candidatos e fossemos comprometidos com nosso País, com nosso Estado e cidade, analisando os candidatos para que não elegêssemos políticos sem ética e corruptos. No entanto, como grande parte da sociedade não tem esta consciência cidadã, uma minoria dela, consciente, tornou-se através desta lei (Lei da Ficha Limpa) uma realidade para todos nós.

Muitos criticam o STF, e nestes também me incluo, quando os vejo, adaptando as leis, segundo a realidade contemporânea, ou seja, ao meu ver estão legislando – função esta atribuída ao legislativo – no entanto, em alguns casos, é essencial este posicionamento, principalmente, quando estas intervenções são para moralização da classe política, já que determinadas leis jamais poderiam esperar que ocorressem através dos legisladores, pois, infelizmente, nossos parlamentares, dificilmente, fazem ou aprovam leis que podem prejudica-los em seus interesses. Neste sentido, a intervenção do STF é de fundamental importância. 

Finalizando, todos nós brasileiros devemos sentir orgulhosos dos STF que tem agido com extrema lisura e imparcialidade no julgamento do mensalão, com exceção de um dos ministros que nem deveria estar participando do julgamento, porém, sua presença não está tendo influencia nos resultados dos votos dos outros ministros.

      Por fim, que o julgamento do mensalão e a punição dos réus, nos faça refletir e despertar uma consciência cidadã para que, ao escolhermos nossos representantes políticos, façamos uma melhor analise e assim, melhoremos a classe política. Enfim, este julgamento do mensalão deve ser uma grande lição para todos nós eleitores.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário: