sábado, 21 de abril de 2012

Falta de funcionários para trabalhar domingos e feriados





     Estava assistindo o jornal regional na TV, quando uma matéria me chamou atenção ao falar sobre a falta de profissionais na área de vendas (balconistas) e também de operadores de caixas e repositores nos supermercados. 

     Segundo a reportagem, há uma rotatividade destes profissionais atingindo mais de 10% ao mês, isto é, de cada 100 admitidos, 10 pedem demissão antes de completarem um mês no emprego. A matéria relatava que o grande problema destas demissões se dá pela carga horária, pois muitos acabam não sujeitando trabalhar domingos e feriados ainda que há um adicional de remunerarão nestes estes dias acima do que a Lei oferece. Algumas empresas estão cogitando fechar aos domingos e feriados para que possam sanar o problema. Realmente, este tem sido uma grande dor de cabeça para empresários que tem seus estabelecimentos abertos aos domingos e feriados, um exemplo é o segmento de supermercados.

     Conversando com um empresário ele comentou a falta de funcionários, justamente por ter que trabalhar neste dias. Relatava-me que mesmo pagando um adicional bom, tem dificuldade em contratar.

     Pois bem, a Palavra diz que nem só de pão vive o homem, ou seja, nem só de trabalho vive uma pessoa. É fundamental que além do trabalho haja tempo para o laser; para uma vida social ativa. Haja tempo para uma vida familiar e, são nos finais de semana, feriados que muitos se reúnem para estes momentos.

     O jovem também tem suas necessidades de laser e normalmente, são nas noites de sábados que há os entretenimentos, que ocorrem as baladas e todo jovem que trabalha no domingo e nos feriados tem estas noites privadas de diversão. Por este fator, muitos acabam buscando outros empregos nas industrias e outros segmentos onde possam ter seus finais de semana para divertirem. Pois bem, como fazer para sanar este problema? Penso que é simples e é uma questão de lógica. Se o cidadão possui 7 dias para ir as compras, certamente, com 6 dias ele não deixará de comprar.

     O grande problema do comerciante é a ganância, ou seja, seu concorrente abre as portas no domingo, então ele também precisa abrir se não perderá vendas e assim, vai se criando um vicio; vai se criando um costume, uma cultura e que tem como consequencia ocorrer o que está acontecendo.

     Muitos podem questionar: mas há pessoas que trabalham a semana e possuem apenas os domingos ou feriados para ir as compras! Acredito que esta solução pode ser compensada na alteração do horário comercial, ou seja, as empresas podem manter o comercio mais tempo aberto, inclusive com 2 a 3 turnos de trabalho.

     Em suma, quando se estabelece o Dia do Senhor, na verdade, também se estabelecendo o dia do descanso; o dia da família e não se pode através de remuneração levar as pessoas a tornarem escravas. É fundamental, que todos possam ter um dia dedicado ao lazer, a vida social, a atividades religiosas. Certamente, isto proporciona uma melhor qualidade de vida transformando em lucro para as empresas, pois o funcionário feliz produz mais.

 Ataíde Lemos 
Escritor e poeta

Nenhum comentário: