sábado, 17 de março de 2012

Dilma e o Congresso Nacional



Em alguns artigos que publiquei sobre a eleição de Dilma, um de meus questionamentos foi a sua capacidade de articulação política, ou seja, Dilma, pode ser uma boa administradora, mas não é política. Neste 1º ano e alguns meses isto vem se comprovando, ao assistirmos pela mídia quedas de ministros e a crise que sempre desencadeia na base que lhe dá sustentação política.

Segundo a Folha de São Paulo, no dia 17/03, publica que parlamentares estão buscando Lula, no sentido de uma ajuda política para conciliar a crise desencadeada entre partidos aliados. Por este episódio, fica notória esta falta de habilidade política da presidente Dilma. Este é um fator muito grave, pois foi esta falta de habilidade política que derrubou o então, presidente Fernando Collor.

Saber conciliar um grupo político que dê sustentação a um governo é fundamental, até porque, os parlamentares representam a sociedade e defendem interesses delas. Um País democrático, não se governa sozinho ou com mão de ferro. É fundamental ter o apoio do Legislativo e para isto, é essencial um político que saiba avançar e recuar. Que saiba ouvir o parlamento. Uma coisa é ser submissa a ele, outra é querer passar por cima dele. Enfim, um fundamento importante para um político é saber fazer o jogo da política, para atingir os fins. Fazer este jogo não é ser corrupto ou ceder a corrupção, mas sim ter a habilidade para manter uma base sólida de sustentação política para que possa governar e realizar uma boa gestão.

Os dois últimos ex-presidentes tiveram esta habilidade para governar e realizar seus projetos, tanto que conseguiram se reeleger, porém, esta habilidade foi conquistada através de compras de parlamentares.Através da corrupção ativa e passiva. Com a política do; dá lá, dá cá, mas tivemos um grande presidente que fez seu sucessor e foi um exemplo de articulador político e que deve ser inspirador para os  demais políticos ou àqueles que estão ingressando nela. Este homem foi Itamar Franco, um político que assumiu a presidência, num momento de extrema crise política e econômica e com seriedade, competência e honestidade colocou o Brasil nos trilhos tanto econômico quanto político fazendo o seu sucessor.

Portanto, se Dilma não se capacitar como política; se não aprender ser uma articuladora, procurando desenvolve esta habilidade com este grande ex-presidente que tivemos, Itamar Franco, e não com os seus dois últimos antecessores, certamente, chegará um determinado momento que não conseguirá governar, pois, perderá sua base de sustentação política, fator essencial para a governabilidade de um País. Num governo democrático somente se governa com o apoio popular em sintonia com o apoio parlamentar.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário: