quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Big Brother Brasil




Quando vemos e lemos varias críticas que se faz ao BBB, realmente tem fundamento, pois é um programa que não tem nada de interessante; não se aprende nada em termos de qualidade de educação, pelo contrário, ele deseduca. Entretenimento! bem, sobre este quesito há muito que questionar, pois pessoas com um pouco mais de cultura reprovam, procurando “ns” meios para aproveitar estes minutos e horas que o programa vai ao ar.


Quando se iniciou este reality show, como novidade até que acabou levando muito a acompanharem, mas com o tempo, esta novidade foi perdendo o interesse e audiência que levaram seus criadores, cada vez mais, inventarem atrações para que possam manter audiência e isto, levou este programa baixar seu nível cada vez mais buscando um novo publico alvo.

Pessoas em busca da fama, que na verdade, não acontece, pois após alguns anos ninguém sabe mais quem foram os vencedores dos programas anteriores, muitos menos sabem quem foram os participantes, Porém, no intuito de manterem-se mais tempos os participantes está sujeito seguirem determinadas regras e normas, tornam-se marionetes nas mãos da produção. Sujeitando todos os tipos de regras, muitos delas destruindo até mesmo suas reputações profissionais e morais.

Já há vários BBBs, observamos que uma das estratégias de seus organizadores é alcoolizar os participantes, pois este é um mecanismo usado para que as pessoas possam externar sua sombra. Isto é algo perverso, pois qualquer leigo sabe o que uma pessoa sobre efeito de álcool pode fazer, as macaquices, as loucuras, ou seja, é usar de uma estratégia para ridicularizar os integrantes por meio de uma droga licita.

Esta estratégia, torna-se ainda mais perversa se partirmos da primícia que o publico alvo deste programa são as crianças, os adolescentes e jovens, ou seja, uma faixa etária que ainda está em formação social, cultural e, certamente, um programa como este e no horário que é transmitido influencia na educação e formação da sociedade, especificamente o futuro.

Muitos podem dizer, há muitas opções de entretenimento, ou ainda, que é dever dos pais escolher a programação mais adequada para seus filhos. Pois bem, quem tem filhos adolescentes sabem bem como a pratica é bem diferente que a teoria em relação a educação dos filhos nos dias de hoje.

Em suma, se a mídia por um lado questiona o ensino; se ela mostra as mazelas que existe na Educação; a corrupção na política. Se a mídia questiona a violência gritante. A falta de educação no transito, etc, etc. ela também deveria dar o exemplo, não como uma obrigação legal, mas como uma questão de ética, moral escolhendo melhor sua programação; sua grade de entretenimento para que contribuísse também na formação dos valores da sociedade. Há muitas opções de entretenimento sem a necessidade de copiar programas de outros países.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta 

6 comentários:

Anônimo disse...

boa noite meu querido amigo, concordo contigo sobre o programa BB, sou educadora e não vejo nada que acrescente para nossos filhos,enfim para todos de modo geral, aproveito para lhe dizer que adoro recebr suas msgs na minha pagina e agora lendo seu artigo achei mto interessante, obrigada por contribuir para nos com palavras de sabedoria... fica com DEUS, BOA NOITE

Maria gabriela disse...

Parabéns pela originalidade em buscar difundir algo que nossas familias precisem de apoio. Obrigada Ataíde! Eu, Carla e minhas filhas Débora, Maria Gabriela agradecemos sua preocupaçao com as familias!
Ass: Carla Weber

Anônimo disse...

magnifico meu querido poeta essa matéria referente ao BBB, que bom seria se uma grande massa tbem tivesse essa conciencia sobre esse assunto, como é esse programa de tao baixo nível, e como seria bom termos ao invés de um programa desse, tivessemos um bom filme para assistirmos...!!!
Bravo ... bravo muito bom ... vivulgue as mais esse assunto na mídia muito bom ...

POEMAS AO CAIR DA TARDE DE CELINA VASQUES disse...

Concordo contigo poeta!
beijos ternos!

Anônimo disse...

Isso é verdade amigo, a cada dia que passa os BBBs vão ficando mais vulneráveis,veja as senas da festa de ontem.
Beijos no coração.

Maria gabriela disse...

Parabéns Ataíde! E obrigada pela divulgaçao pelo bem de nossas familias!