segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Segundo turno Dilma x Serra



O segundo turno é outra história, Lula teve uma grande vantagem em estados onde tinha uma oposição forte como o centro sul e o sul e também os centro oeste, pois sua popularidade inibiu os seus opositores que estavam disputando eleições fazerem uma oposição sistemática a Dilma, agora isto já não existe mais.

Aécio e tantos outros fortes cabos eleitorais vão poder sair pedindo votos. Os eleitores de Marina Silva, embora representem uma ideologia de esquerda, certamente sabe que o PT não tem compromisso com a esquerda de fato. Que o PT faz o jogo do Poder, sendo assim, muitos destes, não votaram em Dilma por não aceitar a corrupção deslavada deste governo; a falta de ética, enfim, sentem-se traídos pelo PT, isto deve levá-los a votar em Serra, ou parte deles anularem seus votos.

Ser Serra é dar uma lição que o País é muito mais que um Partido político, às vezes criticamos grande parte do eleitorado, mas ele tem inteligência e é consciente. Se muitas vezes ocorrem alguns desvios é devida uma minoria que às vezes fazem a diferença de votos entre o vencedor e o perdedor, parcela esta que é pequena, mas faz a diferença do percentual da vitória.

Quando Lula venceu a primeira eleição, o eleitor deu uma demonstração de consciência política ao elege-lo, pois FHC estava desgastado, ou seja, na busca também da perpetuação no Poder usou de meios ilícitos para se reeleger, também usou de políticas sociais, porém assistencialistas para cabrestar eleitores que estão as margens da sociedade. No entanto, é preciso dizer que, embora se deve ter políticas sociais de imediatismo, mas o eleitor não gosta, nem aceita que tais políticas sejam usadas como forma de manipulação eleitoral. O tipo de política assistencial é humilhante para que recebe e para quem vê tais discursos em eleições e o eleitor deram um basta nos rumos que se dirigiam o País.

Outro fato interessante a se destacar está relacionado à posição do PT em relação a imprensa. Ao ser noticiado pelas grandes mídias as falcatruas ocorridas na Casa Civil, e na Receita Federal, Lula esbravejou dizendo que a mídia age como partido político, discurso completamente autoritário. No entanto, a 3 dias das eleições, uma mesma grande mídia soltou matéria sobre telefone de Serra e Gilmar Mendes, porém vimos uma postura completamente antagônica entre os dois políticos.

Em suma, alguns detalhes mostram quem é quem na política e principalmente que o eleitor é sábio em separar os discursos dos políticos. O eleitor não nega os avanços, as conquistas seja qual for o presidente, mas não deixa ser levado por discursos retóricos. Certamente, caso Serra se eleja e não corresponde aos votos, a sociedade cumprirá seu papel nas próximas eleições.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: