terça-feira, 5 de outubro de 2010

Segundo tempo das eleições presidenciais



            No segundo turno das eleições presidenciais quem votou Dilma ou Serra certamente devem manter o voto. Quem votou Marina, Plínio e outros candidatos são os que definirão quem será o novo presidente ou presidenta do Brasil.

Marina Silva, pelo que representou nestas eleições e para suas pretensões políticas, no meu entender, deve permanecer neutra, pois caso venha apoiar Dilma, Marina derruba por terra tudo que construiu nestas eleições, principalmente a esperança da juventude ou daqueles que ainda acreditam num Brasil mais ético e sem corrupção.

O crescimento de Marina Silva se deu devido aos fatos que vieram ocorrendo ou sendo levantados durante o período de campanha como a corrupção na Casa Civil, onde Dilma era titular da pasta e a sua sucessora Erenice Guerra uma de seu braço direito e amiga a mais de 7 anos trabalhando. O crescimento de Marina se deu devido à posição de Dilma em relação ao aborto, cujo suas explicações não convenceram o eleitor. O crescimento de Marina se deu devido à fala de Lula intimidando a imprensa por levantar fatos que estavam ocorrendo na sua ante-sala (Casa Civil). Discurso que se deu num tom ameaçador a liberdade de imprensa. Enfim, embora, sua fala calou a imprensa, que se intimidou, a sociedade, pelo contrario, assimilou muito bem o tom do discurso de Lula.

É preciso ainda ressaltar que os votos dados a Marina Silva, não saíram de eleitores do Serra, mas sim de Dilma, partindo deste pressuposto dificilmente tais votos deverão ser retornados a ela.

Muito se disse, que tanto Dilma e Serra não apresentaram nada de novo, ou seja, os dois candidatos ficaram mais no apresentar resultados de seus feitos. Dilma enaltecendo o governo de Lula e Serra expondo seu currículo e seus feitos enquanto Ministro de FHC e os outros cargos públicos o quais exerceu. Sendo assim, entre um passado mais distante de feitos e um presente, certamente, o presente acaba sendo mais percebido, neste sentido Dilma saiu na frente.

Porém, um bem não pode ser pago com um alto custo, ou seja, uma Nação mesmo avançando economicamente, mesmo avançando socialmente não pode permitir que a corrupção seja a tônica de um governo. Que a falta de ética impere na política, pois à medida que a sociedade aceita estas praticas é ela quem está sendo maculada. Em suma, ao permitir que governos corruptos assumam o comando do País quem se desmoraliza é a sociedade como um todo.

Ainda é preciso ressaltar que a corrupção atinge a todos, mas com efeito maior nos mais pobres, ou seja, naqueles que precisam da proteção do Estado quer seja na Saúde, Assistência Social, etc, porém, atinge a todos através da falta de recursos financeiros para Educação, Segurança e tantos outros serviços essenciais cujo Estado tem obrigações constitucionais precisa oferecer a sociedade.  

           Em suma, a grande reflexão que o eleitor deve fazer ao votar neste segundo turno para presidente está relacionado à questão ética e sobre a corrupção. Não há duvidas que no patamar em que o Brasil se encontra de desenvolvimento econômico e social qualquer um dos dois presidenciáveis que se eleger, o País deve seguir os trilhos. No entanto, muitos virão querer conquistar com palavras bonitas, palavras de ordem, etc, no entanto, o que nos levará a dissociar um candidato do outro é sua história em relação a ética, a corrupção. O brasileiro já deu demonstração de maturidade política. Não serão retóricas que lhe seduzirão.

            

Ataíde Lemos 
         

Nenhum comentário: