domingo, 24 de outubro de 2010

A mulher e a eleição


Acredito que a mulher possui valores mais sólidos em relação à ética, a corrupção como também possui uma maior preocupação em relação a valores espirituais e humanos que os homens. Pois, na verdade a educação que se dá aos filhos vem mais das mães do que dos pais. É a mãe que leva os filhos à igreja, ou seja, é ela que se preocupa mais com a formação espiritual deles. É na maioria das vezes a mãe que acompanha a educação. É ela quem sempre vai a escola quando os pais são chamados. Ainda é preciso dizer que nos casos polêmicos como o aborto, por exemplo, a mulher que no caso é a vitima, é aquela que se posiciona mais contra que os homens, isto devido sua formação mais enraizada de valores espirituais, ou seja, a mulher tem um maior entendimento sobre o sentido do valor da vida.

Outro fato interessante é que a mulher tem menos preconceito que o homem. Pois ao analisar os trabalhos sociais percebemos que na grande maioria são elas que atuam nas entidades sociais. São elas que estão mais próximas das pessoas carentes, deficientes, doentes. Na maioria das vezes são elas que participam de entidades de dependentes químicos. São elas na maioria as que defendem e ajudam doentes em fases terminais ou doenças onde o preconceito é preponderante como, por exemplo, a Aids, o câncer.

Ainda podemos dizer que a mulher tem menos preconceito que o homem, pois quando o assunto é política não são corporativistas, ou seja, votam em mulher, porque tal candidato é mulher, pelo contrario, vota conscientemente naqueles que acredita ser o melhor candidato, independente o sexo.

Um dado importante é que quando o assunto é política os requisitos fundamentais para a mulher não são os projetos dos candidatos, mas sim a idoneidade, a ética e também analisam muito os valores, ou seja, para a mulher o importante na escolha é o caráter do candidato.

Outro fato interessante é que, quando a mulher ao decidir por um candidato não muda, pois tem maior percepção, isto é, ela é capaz de definir bem o caráter das pessoas na fala, no olhar. Da mesma forma, quando rejeita tal candidato dificilmente vota atrás.

Muitas vezes ouvimos dizer que parte grande das mulheres não se interessa por política, até pode ser verdade, porém em partes, ou seja, as mulheres podem não gostar das bandalheiras que os políticos fazem em tempos eleitorais, mas algo elas se interessam e muito que é o caráter do político. Pois, normalmente e a mulher que assume a frente quando o problema é saúde, é educação, é segurança. Enfim, é ela a primeira a perceber as carências dos serviços básicos e essências do Estado como também se indignar com a corrupção.

Portanto, que nestas eleições as mulheres dêem respostas aos candidatos e assim, escolhem aquele ou aquela que de fato possui as qualidades necessárias da altura que o Brasil merece para que desenvolva, mas sem corrupção, sem contra-valores. Que nós homens, um dia possamos aprender com as mulheres como votar corretamente.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: