quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dilma x Serra; Lula x FHC



Acredito que há uma grande diferença entre Dilma x Serra, em relação à Lula x FHC. Uma destas diferenças é que Dilma é subserviente ao PT. Dilma não é uma política que exerce liderança, pelo contrário, é uma política construída aos moldes do PT, pois sempre foi militante, e ao que parece, não exercia liderança na cúpula do partido.. Talvez a própria idéia em lança-la como presidente tem esta intenção, ou seja, mante-la sobre o domínio do Partido. Enfim, Dilma será apenas uma interlocutora do PT, como por exemplo, Weslian Roriz, esposa do Ficha Suja Joaquim Roriz será caso ganhe o governo do Distrito Federal. No caso de Serra é diferente, pois embora FHC seja um dos lideres do PSDB, ele não exerce poder sobre o Partido e nem sobre seus filiados. É alguém, respeitado, porém não é dono da sigla. É preciso frisar ainda que FHC é um líder queimado perante a população haja vista a derrota em 2002. Lula faz sua popularidade muito mais quando critica FHC de que ao enaltecer seus feitos enquanto governo.

No caso de Serra, este tem personalidade política própria e exerce junto com outros, liderança no PSDB. Não é um político fabricado e possui um currículo extenso de trabalhos seja como gestor público ou parlamentar. Também precisa frisar que estão surgindo varias lideranças de destaque no PSBD como o ex-governador de Minas Aécio Neves, Marconi Pirilo em Goiás, Álvaro Dias no Paraná e tantos outros que são lideres capazes de discernir o pensamento da sociedade.

Neste segundo turno, o que o eleitor precisa analisar entre as duas candidaturas é a capacidade de liderança do novo presidente. Neste sentido, Serra leva vantagem sobre Dilma, pois um líder político é aquele que consegue passar segurança, serenidade a sociedade. Um líder político é aquele que tem habilidade de contornar atritos entre suas bases políticas sem necessidade de barganhar a ética. Um líder político é aquele que impõe seus pensamentos de maneira pacifica contornando as diferenças e, ainda podemos dizer que um líder político lidera e não é somente liderado.

Não vejo esta disputa presidencial do segundo turno como Lula x FHC, mas sim, Lula x PSDB, neste sentido o eleitor precisa ser conscientizado que o PSDB é bem maior que FHC.

Ainda é preciso ressaltar que, da forma como ficou composto o atual Congresso Nacional e levando em consideração que o Plano Nacional de Direitos Humanos –3 (PNDH) está na Casa para ser apreciado e votado. PNDH-3 que, embora o governo tenha recuado em alguns pontos polêmicos devido ser ano eleitoral e também pressões de seguimentos da sociedade que repudiaram como, por exemplo, o aborto, o controle do Estado sobre a mídia, além de outros temas complexos como casamento entre pessoas do mesmo sexo, a retirada de símbolos religiosos das instituições públicas, quem garante que estes temas não sejam reinseridos novamente e aprovados? Pois, caso Dilma eleja terá a maioria constitucional para aprovar qualquer projeto que desejar.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: