segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Voto consciente e cidadão



A democracia é o pilar da liberdade e do desenvolvimento de um país. Ela se faz através de direitos, onde todo cidadão pode expressar por palavras e pela sua maior arma, o voto, o destino de seu país, estado ou município através de seus representantes políticos. Porém, um país se torna cada vez mais avançado na democracia quando o cidadão é conscientizado de sua responsabilidade, isto é, sente-se responsável de que seus atos podem transformar a realidade atual para melhor.

No entanto, como disse no inicio, democracia se faz pela liberdade e o respeito a ela e assim, temos de levar em consideração que quando falamos em votos observamos que há vários tipos de eleitores. Porém é fundamental que haja consciência de que, ao escolhermos nossos políticos pelo voto precisamos ganhar com tal escolha e não que apenas uns poucos sejam privilegiados. Temos que deixar de ser egoístas e pensar em toda comunidade.

O fundamental é analisamos o perfil daquele que vem pedir nosso voto. Embora saibamos e vemos tantos políticos que usam do dinheiro público para si próprio e para os seus, não podemos deixar de sentirmos co-responsáveis, pois se eles estão no poder é porque foram colocados por nós, neste sentido também somos responsáveis. No entanto, temos a arma do voto para que, ao escolhermos erradamente certos representantes, possamos corrigir em cada novo pleito eleitoral.

Não se pode escolher um político pelo coração, pela emoção, mas sim, pela razão, olhando sua capacidade administrativa, de persuasão, sua idoneidade, seu passado, seus trabalhos prestados a comunidade. Ele precisa ser alguém que, ao analisarmos, nos sintamos bem representados no sentido coletivo.

Certamente que o candidato que procura conquistar o eleitor com algum beneficio pessoal; seja uma cesta básica, um jogo de camisa, um churrasco, bebidas ou mesmo oferecendo alguma ajuda financeira, não é um bom candidato. Temos de ser conscientes de que tal atitude nada mais é que tentar comprá-lo.

No entanto o eleitor, quando sede a tais propostas está, de certa forma, contribuindo para que sempre tenhamos políticos corruptos e sem compromisso com a sociedade. Ao aceitar tal proposta escusa de políticos, na verdade, ele não deve mais nada, pois já pagou seu voto.

O eleitor tem que ficar consciente de quê este seu voto pode fazer a diferença tirando a oportunidade de um outro político que seja idôneo e que realmente tenha compromisso, não seja eleito.

Enfim, ainda que muitas vezes se vote pela emoção, ou por algum favor, não se pode dizer que não é um voto consciente, porém, ainda que seja consciente não é um voto cidadão, pois é de efeito negativo, isto é, não constrói uma sociedade melhor, nem mais justa onde todos possam gozar de melhor qualidade de vida.

O seu voto, o meu voto, o nosso voto precisa ser consciente e cidadão.

Ataíde Lemos 

Revisado por KM
Poetiza Recanto das Letras

Nenhum comentário: