quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Paradoxo da sociedade


Atuo na área comercial e algo que fico impressionado é a maneira como alguns se colocam diante a realidade do Brasil, dizendo que o País melhorou de maneira espetacular.

Pois bem, de fato em alguns aspectos o Brasil melhorou, pois com o controle inflacionário, a sociedade de um modo geral pode planejar mais seus gastos e assim adquirir mais bens de consumo. No entanto, é fundamental salientar que a estabilidade da inflação não foi fruto do atual governo, mas sim de políticas macro e micro econômicas que obtiveram sucesso. Políticas estas iniciadas no governo Itamar Franco. É preciso salientar que Fernando Henrique Cardoso (FHC), se elegeu fruto desta estabilidade conquistada enquanto era Ministro da Fazendo no governo de Itamar.

No governo de FHC houve avanços em outras políticas como as sociais, a da área da educação, o dá saúde, o qual através de José Serra houve melhoria desde a criação dos genéricos, mutirões da saúde, etc. Nas políticas sociais e na área da educação se deram inicio aos Bouças.

Algo que também colaborou para o desenvolvimento do País foram às privatizações como, por exemplo, a telefonia, as empresas de siderurgia e outras, onde estas estatais deixaram de serem cabides de empregos. A maioria das empresas privatizada tinha seus balancetes sempre no vermelho, além do que, o Estado muitas vezes precisava tirar recursos da Saúde, Educação e de tantos outros setores essenciais para mante-las, sem conseguir superar seus rombos, e pior, sem que elas pudessem modernizar-se em termo de tecnológicos, bem como serem eficientes.

No principio, acreditei que as privatizações eram uma loucura, que FHC estava vendendo todo nosso País, no entanto, hoje após ver o que o PT faz com as empresas estatais e como servem para a roubalheira e corrupção, agradeço suas vendas, pois são menos empresas para serem roubadas.

FHC, se empolgou no poder a tal ponto que acabou por destruir seus próprios objetivos ao forçar a barra para que instituísse o artigo da reeleição na Constituição Federal, pois deu um tiro no próprio pé, conseguindo construir uma antipatia jamais visto por um presidente da republica. Seu segundo mandado, embora manteve todos os programas foi saturado pela sociedade apoiada pelo seu maior rival o PT.

Pois bem, entrou a era PT no poder e aproveitando-se de toda estrutura econômica e das políticas sociais e da educação fez uma junção dando novos nomes a elas, porém tratou-se de ir aos poucos dominando os setores essenciais do Poder para construir uma estrutura de Poder. Politicamente loteou o País, loteou as estruturas políticas e as empresas estatais. Loteou parte dos movimentos sociais e por fim, os Poderes Constituídos se blindando completamente.

Através de planos mirabolantes, recheados de fantasia conseguiu iludir grande parte da sociedade, dando-lhe a sensação que eles (PT e companhia), foram os que transformaram o Brasil no país dos sonhos.

Hoje, muitos não conseguem perceber que já havia uma estrutura construída para que as pessoas pudessem num futuro ter melhor qualidade de vida e realizar seus sonhos de consumo. Muitos se vangloriam de poder adquirir seus bens em 36, 72, 90 meses, porém não se dão conta que todas estas realizações têm um preço alto que é o valor dos produtos que estão sendo adquiridos como também o alto endividamento em que a sociedade está vivendo. Hoje mais da metade da população está endividada.

Outro fato importante a se destacar é que, devida toda esta euforia, deixa de ser percebida que todos os serviços públicos no atual governo estão ruins. As pessoas continuam morrer nas filas por falta de atendimento da saúde, falta de medicamentos, etc. A violência cada vez está mais acentuada por falta de políticas de segurança. O consumo das drogas está num nível crescente e insustentável enquanto as famílias vítimas das drogas não têm assistência do Estado. A qualidade do ensino está vergonhosa. As estradas federais intransitáveis. Enfim, nestes 8 anos a sociedade está vivendo um paradoxo inexplicável, por um lado aplaudem um governo, por outro vivem as mazelas de um Estado que está lhe roubando descaradamente através dos altos impostos e pela corrupção sem oferecer os serviços básicos essenciais. A única resposta para esta realidade é dizer que a sociedade brasileira se encontra completamente doente.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: