sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ah se Rui Barbosa estivesse vivo!



Conversava com um amigo sobre as eleições presidenciais e confesso que foi uma conversa triste. Não sei como analisar o comportamento da sociedade. Porque ela está agindo desta forma, isto é, ignorando tantos atos criminosos, tantos atos de corrupção e mantendo-se estáticos a eles, sem dar importância mínima aos noticiários que vem alertando, não como forma de induzir o voto, mas noticiando fatos concretos de desmando deste atual governo. Desmando estes como, por exemplo, a corrupção, como os atentados a democracia ao invadir os sigilo fiscal dos adversários políticos como forma de intimidação e execração pública caso fosse necessário.

O que vem ocorrendo nos leva a refletir que, quem vota mal não são os miseráveis, os pobres, os sem estudos como sempre se tem colocado, mas sim a classe que se diz intelectualizada, a parcela da sociedade de classe média alta e alta, em suma, o que estamos vendo é algo lamentável, triste que nos envergonha como cidadãos, cristãos ou espirituais.

A igreja se cala diante uma candidata que é a favorável ao aborto. Os intelectuais, os profissionais liberais se rendem aos fatos gravíssimos de atentado a democracia e as corrupções que se dão no Ministério da então candidata Dilma. Corrupção de alguém que é seu braço direito. Corrupção de alguém que mantêm contatos diretos tanto a nível social quando o de trabalho.A mídia está fazendo a parte dela. Os colunistas, articulistas apontam os desvios e os desmando, no entanto, a sociedade não se comove, não se move não dá mínima pelos fatos. Cadê os caras pintadas, cadê os estudantes, cadê as manifestações de repudio nas ruas, no Congresso Nacional. Como acordar a sociedade sem manifestações? A conclusão que se chega é que está tudo corrompido.

Estamos diante de um quadro lamentável de ética da sociedade. Pior que mesmo vendo esta triste realidade política brasileira não há como criticar a postulante a presidenta da republica, pois Dilma está fazendo seu papel que é pedir votos. Todos aqueles que estão dentro da Lei estão exercendo seu direito, a critica então a se fazer é questionar o comportamento ético da sociedade, pois é a ela quem cabe escolher. Os fatos estão apostos, claros e muito nítidos.

Já citei varias vezes o pensamento de Rui Barbosa e infelizmente, mais uma vez está coerente com o que estamos vivenciando no Brasil nestas eleições. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86).

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: