sábado, 5 de junho de 2010

Eleições 2010 III



















          A eleição presidencial de 2010 está praticamente definida. O Partido dos Trabalhadores (PT) e Lula construíram uma estrutura gigantesca, tendo a seu favor recursos financeiros para todos os fins não lhe faltarão. Também construiu uma estrutura política, tendo como aliados a maioria dos partidos políticos. Tem a seu favor o apoio de grande parte da sociedade tantos a classe pobre que está sendo beneficiada através do assistencialismo por meio do Bolsa Família como a maioria das instituições sociais e entidades de classes dos mais variados seguimentos e, por fim, têm a seu favor os grandes latifundiários, banqueiros que estão satisfeitos com este governo o qual estão tendo a oportunidade de lucrarem o quanto querem. Em suma, este governo tem todas as condições de fazer a nova Presidenta da República, talvez o único ponto fraco seja a candidata escolhida por Lula.

          Aécio Neves já descartou ser vice na chapa de Serra, mas fez uma grande sugestão que, ao meu ver, pode ser a saída de mudar os rumos eleitorais para Presidente da República. Aécio sugeriu o nome de Itamar Franco, ex-presidente da república que assumiu com a renúncia (impeachment) de Collor.

          Durante um período critico e de instabilidade em nível econômico que o Brasil viveu, Itamar Franco assumiu o País conseguindo estabilizar a moeda, bem como, reestruturar democraticamente o Brasil. Ainda é preciso ressaltar que Itamar tem um peso na política brasileira, responsável pela eleição de Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves.

           A candidatura de Itamar a vice-presidente seria um golpe no PMDB que aprontou com ele nas ultimas eleições de 2006 em Minas Gerais. Certamente, sua entrada na política como vice à presidência da república, criaria um imbróglio dentro do PMDB.

           Serra precisa ter como vice-presidente um nome que encontra eco no País como um todo. Alguém que tenha prestigio de norte a sul e leste a oeste. Precisa de um nome que consiga agregar e aglutinar eleitores de todos os níveis sociais e econômicos e que tenha um conteúdo para levar até o eleitor e, sem duvida, Itamar reúne todas estas prerrogativas para que Serra consiga reverter uma eleição praticamente ganha pelo PT.

          Ainda é preciso ressaltar que Itamar Franco tem com ele o segundo maior colégio eleitoral do País (Minas Gerais). Este peso eleitoral de Minas Gerais, somando-se ao seu prestigio pelo país afora, fará com que Itamar agregue uma percentagem considerável de votos e que fará a diferença para a vitória de Serra.

          Em suma, se a oposição desejar de fato entrar no páreo eleitoral contra Dilma, terá que ter humildade e se unir num nome para compor a chapa de vice de Serra para que possa desconstruir toda a estrutura montada pelo PT, pois se não for assim, dificilmente Dilma não se elege. Como disse acima, Lula e o PT tem tudo a seu favor, menos uma candidata à altura em termos de votos, no entanto, com todas as chances de ser eleita, a menos que a oposição consiga montar uma chapa presidencial com nomes de peso, e sem duvida, Itamar Franco é o nome a vice que a oposição precisa.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: