sábado, 27 de março de 2010

Quem é o político?


















          Quem é o político? Pois bem, é alguém que surge do meio do povo e que através de seus trabalhos sociais, intelectuais, profissionais e à sua habilidade de persuasão, torna-se um líder. Sua liderança ocorre por meio de suas ações, associadas à sua capacidade de motivar, comandar e representar grupos da sociedade, através de seus argumentos convincentes.

          Normalmente o político se faz a partir de uma ideologia, onde ele consegue aglutinar grupos sociais que o apóiam, motivando-o a entrar na vida pública, para que possa representá-los. Portanto, um político, de certa forma, está comprometido com uma parcela da sociedade, sendo obrigado a dar respostas a esses grupos ideológicos.

          O político pode surgir também, a partir de um histórico familiar. É muito comum em famílias de tradição política, que têm a política como herança, lançarem seus descendentes à vida pública, para dar continuidade aos seus projetos e planos políticos. É importante ressaltar, que o ambiente familiar também é um fator preponderante, que proporciona para muitos a inserção na política
.
         Ainda podemos dizer, que o político pode surgir a partir de trabalhos públicos. Isto é: um gestor para governar, precisa de auxiliares diretos comandando secretarias, etc. Certamente estas pastas servem como trampolim, para que muitos busquem cargos eletivos, a fim de tornarem-se políticos.

          Em suma, o político não é um extraterrestre que surge de algum planeta, mas sim um ser humano, que conforme sua educação, cultura, formação de valores, da posição em que está inserido no contexto da sociedade e das habilidades subjetivas que possui, conquista a simpatia de grupos sociais, captando seus interesses, de forma que o tornam seu representante.

          Portanto, quem constrói o político é a própria sociedade, como conseqüência, ele tem o perfil dela. Sendo assim, ao analisarmos a conduta ética e de valores dos políticos, precisamos analisar a conduta ética e de valores da sociedade e conseqüentemente a minha e a sua.

          Não há uma sociedade heterogênea, pois cada indivíduo é subjetivo e busca seus interesses, no entanto, mesmo nas diversidades de ideologias e de interesses, há determinados conceitos que devem existir em comum na sociedade, entre tantos outros valores, estão os seguintes: o de amar o seu semelhante, o respeito pelo direito dos outros, pela vida e pelos bens alheios.

          Finalizando, o político sempre continuará sendo uma pessoa polêmica e criticada, pois continuamente estará defendendo ideologias que agradam uns e desagradam outros, uma vez que isso faz parte da diversidade existente na sociedade, porém, o político pode ser melhor em nível de ética e de valores, à medida em que a sociedade também passe a ser mais ética e a inserir em sua formação, valores universais por meio da educação e de uma formação cristã.

          Ataíde Lemos

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

Nenhum comentário: