domingo, 24 de janeiro de 2010

Eleições Presidenciais de 2010




        









       Em 2010 o assunto em pauta na política é a disputa da eleição presidencial que se canaliza em dois candidatos Dilma (PT) e Serra (PSDB).

          Como tem sido de costume, após a derrota vergonhosa de Ulisses Guimarães, na época principal líder político do PMDB, ele (PMDB) resolveu manter-se no Poder Central indiretamente, através do apóio condicional ao vencedor das eleições presidenciais.

          Na era Fernando Henrique Cardoso (FHC) e agora no governo de Lula (PT), o PMDB mesmo sendo um grande partido político, é um Partido covarde, por não dar as caras aos eleitores na disputa a presidente da republica pelo trauma que a derrota que Ulisses proporcionou. É covarde, pois possui bons nomes em seus quadros, porém é governado por 3 ou 4 políticos que, na verdade, não tem nada haver com a história do PMDB, que outrora foi digno de respeito e admiração. Também é um Partido covarde, pois disputar uma eleição a nível federal majoritária, não implica em deixar de fazer parte do governo que seja vitorioso nas eleições, pois todo Executivo precisa de uma base política para lhe dar sustentação.

          Pois bem, PMDB a parte, tudo se desenha para que o PT governe mais 8 anos o Brasil, ainda que Dilma seja uma ilustre desconhecida, ainda que seja uma pessoa sem referencia política. Mesmo que Dilma nunca tenha participado de um cargo político eletivo ela tem atrás de si um presidente da republica com 80% de aprovação popular. Tem por trás de si a máquina de recursos financeira e administrativa. Por trás de si, tem uma quantidade de Partidos Políticos de Esquerda, de Centro Esquerda, e de Direita dando-lhe apoio . Tem o maior Partido político a seu favor; o PMDB. E por fim, Dilma concorre com um candidato que carrega em si a imagem de um ex-presidente que foi banido pela sociedade. A eleição de Lula, não se deu pela sua grande capacidade administrativa, até porque nunca participou como executivo a nível municipal, estadual, mas se deu através do voto de protesto e de mudança, pois a sociedade já não aceitava mais o grupo de FHC. Em suma, Serra faz parte deste grupo e carrega sobre si a imagem rejeitada pela sociedade de FHC.

          Infelizmente, somente a cúpula do PSBD, principalmente os paulistas, não se dá conta disto. Deixam se levar por pesquisas onde coloca Serra com bom índice nas pesquisas. Uma ilusão que, às vezes parece ser até fabricada, por grupos que têm interesse em manter o PT no Poder.

          Essa aglutinação de Partidos apoiando Dilma por um lado, e o DEM – que está com a imagem abalada pelo escândalo de Brasília – apoiando Serra por outro, inibiu o surgimento de novos candidatos presidenciais de expressão e projeção nacional, com exceção a Marina Silva, mas até o momento um nome que não decolou, embora foi recebido com grande otimismo quando ela desligou do PT e teve o nome cogitado como candidata presidenciável.

          O PSDB teve um grande nome que poderia fazer frente a Dilma, este candidato é Aécio Neves, pois Aécio representa o novo, um político de um grande Estado (Minas Gerais). Um governador que está saindo do governo com alto índice de aprovação e que deve eleger o seu sucessor. No entanto, percebendo a manobra e o interesse de seus correligionários, abriu mão da candidatura ao planalto para ser senador pelo estado de Minas Gerais.

          Enfim, este é cenário político e que não precisa ser profeta para saber qual será nosso novo Presidente, ou melhor, nossa presidenta. Só uma duvida nunca saberemos: se a estratégia de eleger Dilma não é também de parte da cúpula de alguns mandatários do PSDB, afinal alguns deles que fazem parte da cúpula do PSDB são adeptos do Foro de São Paulo, entidade esta que tem um projeto de Poder para América Latina e para o mundo, segundo alguns filósofos conhecedores dos ideários desta entidade.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: