domingo, 23 de agosto de 2009

Internet Meio de Democratização Política

Cada dia que passa é maior o acesso das pessoas a internet, e sem duvida este é o meio de comunicação mais democrático que existe.
Num debate na Academia Brasileira de Letras, jornalistas que lá participaram relativizaram o poder político da mídia televisiva, e é bem verdade, pois, a internet tem cada vez mais tirado o monopólio da informação e mesmo da audiência de muitos meios de comunicação, principalmente aquelas que por longo tempo foram as mais influentes e formadoras de opinião.
Talvez algo que precisa ser mais trabalhado através da internet seja o aprendizado deste novo publico, isto é, usar a internet mais culturalmente e também, aprender a selecionar os sites de maneira que possa servir de formação e construção da cidadania.
A internet não veio substituir a televisão, os jornais, os livros impressos e assim tirar os espaços da mídia convencional, mas com seu avanço vem trazendo uma nova responsabilidade da informação para este tipo de mídia.
Hoje a internet é um poder muito forte de formação e informação. Uma pequena noticia pode ser espalhada com assustadora rapidez. Tem dado àqueles que o acessam um maior senso critico de tudo que vê e lê. Tem também sido uma fonte de vários novos lideres e formadores de opinião sem responsabilidade de seguir determinadas restrições às informações, precedente comum ocorrer nas maiores empresas de comunicação do país. A internet possibilita um jornalismo independente, abrindo um grande espaço para o fortalecimento da democracia.
Penso que deveria se usar mais este meio de comunicação globalizado, e se trabalhar maciçamente na formação política dos internaltas, procurando dar para estes maiores possibilidade de reflexão na sua responsabilidade de condução do país.
Por mais que criticamos os políticos; por mais que eles estejam usando do poder para enriquecimento ilícito, promoções pessoais, exploração das mordomias e regalias que o cargo lhe permite a maior responsabilidade ainda é do eleitor. Pois, há um verdadeiro descompromisso do eleitor com a política. A grande maioria do eleitorado não sabe nem em que votou. Muitos deixam para escolherem seus candidatos no ultimo momento, isto é, quando estão indo as urnas para votar. Tanto é verdade esta afirmação que, a grande maioria dos políticos dizem que política se ganha no ultimo dia.
Outro fato também que demonstra claramente a total indiferença do eleitor quanto a responsabilidade do voto é quando o vende por pequenos favores, ou mesmo por motivos emocionais como, por exemplo, assistência à saúde, etc.
É comum criticarmos tais atitudes ou condutas da grande maioria destes eleitores porem, a grande verdade, é que isto ocorre pela total ignorância política, por não se dar conta da importância do voto; por não ter senso critico. Enfim, um total desconhecimento do seu papel enquanto cidadão.
Sabemos que na política há muitos jogos de interesses, há muita gente, organizações, empresas que ganham com determinadas classes políticas, assim procuram alienar os eleitores; procuram mante-los na ignorância, ou mesmo induzirem a votarem em determinados candidatos. Enfim, existe uma parte da sociedade que faz da política seus negócios.
Porem, ao contrario, sabe-se também que existe uma grande parte da sociedade que a todo custo luta, busca o contrario, isto é, vêem na política o instrumento de igualdade social; vêem na política a justiça são idealistas e querem de fato que a palavra democracia seja sinônimo verdadeiro; um governo do povo para o povo.
A internet proporciona todos aqueles que têm o conceito primordial do significado da palavra democracia poder através deste meio de comunicação cumprir este papel, com total isenção e independência fazendo suas analises políticas através de crônicas, artigos. Enfim, a internet proporciona o debate, a conscientização aos eleitores uma formação promissora da cidadania.
É comum aqueles que utilizam a internet terem grupos de amigos, participarem de vários grupos de discussões; compartilhar de diversas comunidades usando deste meios para levarem suas mensagens, e desta forma, serem portadores de formação política da sociedade. Com a inclusão digital e cada vez mais pessoas tendo acesso nesta rede de comunicação poderemos aproximar da verdadeira democracia.

Ataíde Lemos

sábado, 22 de agosto de 2009

O Partido dos Trabalhadores está esfacelando

O PT rasgou a ética, este foi o desabafo do Senador Flavio Arns logo após os petistas absolverem José Sarney, sem ao menos levá-lo ao Conselho de Ética do Senado para que fossem averiguadas as denúncias sobre atos secretos e também pela falta de decoro parlamentar.

Infelizmente, vivemos uma enorme crise política que vem se estendendo há anos e que agora tem seu ápice na Casa do Senado Federal. Parlamentares que viveram muitas crises políticas em tempos remotos, como Pedro Simon, relatam que esta é a pior de todas, pois segundo ele, esta crise política não tem início de fora para dentro do Parlamento, mas sim dentro dele e que se estende sem que se possa saber qual será o resultado final.

Ao que estamos observando pelos acontecimentos, esta crise no Senado terá seu final apenas em 2010, quando os eleitores vão ter a oportunidade de renovar os políticos quase de um modo geral. Enganam-se aqueles que estão acreditando que o povo não tem memória. Que estão acreditando que esta é uma crise passageira. Eleições para Senador, Presidente da República e Governador não são semelhantes a uma eleição proporcional como são as eleições para Deputados. Pelo contrário, são eleitos os que conseguem maior número de votos.

Aloizio Mercadante procurou agir politicamente visando 2010 ao insistir que se deveria abrir pelo menos um processo contra José Sarney, não acredito que isto não tenha sido colocado na bancada petista de Senadores ao decidirem pelo afastamento de Sarney. Pois hoje quase 80% da sociedade, pede seu afastamento e certamente estes políticos que preferiram dar as costas à sociedade pagarão o ônus, como disse Delcidio Amaral (PT-MS). Dificilmente Delcidio voltará como Senador ou consiga eleger-se Governador de Mato Grosso do Sul, como também ocorrerá com Ideli Salvatt. Infelizmente, tais Senadores preferiram cortar o pescoço que ir contra Lula, que não disputa nenhuma eleição em 2010.

Lula fez uma aposta muito perigosa ao desmontar seu Partido e aliar-se aos piores quadros do PMDB. Ao que se desenha, a partir desta crise é que até mesmo o PMDB, em termos de Senado deverá também reduzir seu quadro e assim, aumentar o dos Partidos que defenderam a saída de Sarney e também a reestruturação do Senado.

Certamente o PT paulista será o Partido que perderá muito em relação à representação política nas Casas Legislativas. Os eleitores de São Paulo são mais instruídos e dificilmente apagarão da memória os desvios éticos que vêm ocorrendo no Partido dos Trabalhadores.

Enfim, uma crise política surgida no Senado Federal que parecia ser de fácil solução, pelas mãos de Lula está se transformando num grande imbróglio que vai provocar uma mudança substancial no cenário político de 2010. Lula que através de grande luta no passado conseguiu construir um Partido Político, ao se intrometer, ingerindo-se e medindo forças num Poder institucional independente, está enterrando o próprio Partido por ele fundado. Enfim, ele fundou e ele está afundando.

Com certeza, o que estamos assistindo ocorrer com o Senado e com o PT ainda são acontecimentos preliminares, mas que já nos possibilitam perceber uma grande baixa para a instituição Senado, para o PMDB e também para o PT. E agora com o desligamento de Marina Silva do Partido e lançando-se como candidata à Presidência da República, esfacela ainda mais o Partido, pois certamente ela atrairá para si uma grande militância do PT.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

( Ataíde Lemos )

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vários brasis no Brasil


Quantos brasis há no Brasil!?
Este país heterogêneo
Na raça, na etnia, nos costumes
Diversidade que a cultura enriquece
Porém, na desigualdade, o empobrece.




Quantos brasis há no Brasil!?
Este país heterogêneo
Em cada região
Muitas riquezas naturais
Uma beleza sem igual
Do litoral ao pantanal.

Quantos brasis há no Brasil!?
Poucos vivem a fartura
Exercem a cidadania
Porém muitos sofrendo as agruras
Pela corrupção que é tirania
Geradora da falta de tudo
Desde o pão, a saúde, a educação...
Levando o brasileiro
Numa intensa degradação.

( Ataíde Lemos )

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Classe política e a sociedade

Muitas vezes pronunciamos frases como: “Precisa-se ter ética na política.” ou “Os políticos não têm ética”. Mas a pergunta que faço é: Como haver ética em pessoas que visam o poder? Na política a ética sob o conceito de valores morais, de regras de conduta onde se visa o bem comum e o melhor para a sociedade é uma palavra utópica. Pois basta observarmos como ocorrem as campanhas eleitorais. Entre candidatos é claro e notório que ela é inexistente.

A política é um jogo de interesses onde o bem comum que se promove, na maioria das vezes já está atrelado a uma ambição futura. Ainda é preciso ressaltar que a política leva o homem a adoecer. Isto é, uma vez ingressando na política a maioria esmagadora, torna-se dependente dela. Parafraseando Karl Marx, diria: " Que a política é o ópio daqueles que ingressam nela, levando-os a se desvirtuarem totalmente de seus princípios éticos e morais".

Ainda é preciso analisar que o homem está numa constante educação. Sendo assim, em todos os ambientes que ele viva, sempre terá a tendência a adequar-se a ele. Portanto, a partir do momento em que alguém ingresse na política, terá que se adequar segundo os costumes da instituição, de seus pares numa Casa Legislativa, acabando por conseguinte por perder seu referencial. Infelizmente, o Poder e o Ter são sedutores.

Pois bem, diante deste quatro citado acima, acredito que a fórmula para melhorar a classe política, vem primeiramente por uma melhor seleção daqueles que pretendem entrar na vida pública. Política é algo sério, e não se pode colocar pessoas que tenham uma vida pregressa negativa, para gerenciar uma nação, candidatos onde se constate uma ficha com crimes contra o cidadão, contra o patrimônio ou contra o Estado, ainda que já tenham cumprido sua pena, assim como, pessoas que tenham seu nome inserido no Serasa. Afinal, políticos trabalham com recursos públicos diretamente ou não. Enfim, é preciso que a sociedade tenha o direito de escolher candidatos idôneos para votar. Não é obrigação do eleitor ficar pesquisando este ou aquele candidato. O papel de selecionar a lista de candidatos quanto a sua idoneidade pertence à justiça. Cabe ao eleitor analisar a competência para o cargo, até porque não há como o eleitor investigar processos e etc., dos candidatos.

Outro fator fundamental é que todo candidato eletivo seja obrigado a passar por um curso, por um vestibular, para que possa ser aprovada a sua candidatura. Não dá para alguém que vá governar uma Cidade, um Estado, um País ou vá atuar numa Câmara Legislativa apenas sabendo fazer um "O com copo", enfim, um parlamentar precisa no mínimo ter o curso médio completo.

O segundo fator para melhorar a classe política é de longo prazo e se faz por meio da formação educacional. Faz-se necessário se exercitar desde cedo na escola, a formação política do estudante. Creio que se deveria iniciar já no ensino fundamental, disciplinas necessárias ao trabalho de conscientização da criança, do adolescente e do jovem, para que tenham noções básicas de ética, cidadania e política, a fim de que desde cedo, já se aprenda que a política é um serviço para a sociedade e que é por meio dela que se desenvolve um País e se promove a justiça social, se esclarecendo, que o País é de todos e não apenas de alguns.

Finalizando, a partir do momento em que for possível o eleitor ter para votar candidatos selecionados criteriosamente, tanto pela capacidade como pela idoneidade e que for mais consciente de seu papel como agente transformador, teremos bons políticos e assim o País tende a evoluir significativamente, tanto no campo social como no econômico.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

( Ataíde Lemos )

Melhorar a Classe Política

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MMCE), está recolhendo assinaturas para um Projeto de Lei intitulado Ficha Limpa. Este Projeto de Lei de iniciativa popular é contra a candidatura de políticos em débito com a justiça.

Seus principais pontos são alterar a Lei Eleitoral tornando inelegíveis:

· As pessoas com condenação em primeira ou única instância por crimes como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas; e no caso dos detentores de foro privilegiado, aqueles com denúncia recebida por um tribunal;
· Parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações;
· Pessoas condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
E mais:
· Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos;
· Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos.

Pois bem, para que este Projeto de Lei possa ser discutido no Congresso Nacional, precisa no mínimo de 1.300 milhões de assinaturas, total que corresponde a 1% do eleitorado brasileiro. Há um prazo estipulado para o recolhimento dessas assinaturas, que termina no dia 30 de setembro 2009.

O que tem me causado surpresa, é que já há alguns meses se vem recolhendo assinaturas, porém ainda faltam 300 mil. Diante da idoneidade daqueles que lideram o movimento, levando-se em conta a importância do tema deste Projeto de Lei e que o número de 1% não é uma porcentagem expressiva, é de se admirar que ainda não tenham conseguido a quantidade necessária.

Diante desta falta de assinaturas ficam duas interrogações: o movimento não está sendo difundido como deveria ser? Ou realmente a sociedade brasileira não está preocupada com a corrupção e com a falta de seriedade dos políticos atuais? Será que a sociedade prefere manter políticos sem compromisso com o País e apenas preocupados com seus interesses? Prefiro ficar com a primeira hipótese; a falta de divulgação do movimento, pois menos de 1% de pessoas que desejam uma classe política mais ética e idônea é muito pouco, ou melhor, quase nada se analisarmos que o Brasil tem quase 200 milhões de habitantes e mais de 1.300 milhões de eleitores.

Sendo assim, é fundamental que aqueles que estão liderando este movimento como a CNBB, possam estendê-lo e convocarem todas as dioceses espalhadas por este imenso Brasil e que os evangélicos, também possam entrar nesse movimento para que brevemente estes números de assinaturas possam ser superados e assim, os brasileiros dêem uma resposta quanto ao tipo de políticos que o Brasil deseja.

É fundamental dizer, que ser cristão não é somente se preocupar com o espiritual, mas sim com o homem como num todo, afinal em muitos textos evangélicos Jesus convoca os cristãos a assumirem seu papel no mundo. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” implica em promover o bem comum e social para tormar a sociedade melhor. Portanto, é fundamental todos se unirem para que possamos através de nossa cidadania promover uma melhor classe política.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso
( Ataíde Lemos )

Uma luz na política - a sociedade a se manifestar

O Senado Federal está sob manchetes políticas há várias semanas. Uma crise que parece estar longe do fim, a não ser que a sociedade se mobilize por não suportar mais e resolva tomar uma atitude, a qual seria assumir o comando da situação da crise, para reorganizar e reestruturar essa Casa (Senado), o que é fundamental para manter o equilíbrio entre os entes da Federação.

Infelizmente política é assim: somente com a manifestação da sociedade e das instituições que a representam é que estas podem ser capazes de transformar e mudar o rumo político de um País. Foi assim que ocorreu nas “Diretas Já” e também no episódio dos “Caras Pintadas”. Foram estes movimentos da sociedade que provocaram as mudanças.

Muito embora pareça que a sociedade esteja dormindo quanto aos fatos que estão ocorrendo no Senado Federal, ela está é se organizando. Já há movimentos marcados como o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também há outras entidades que estão se articulando para promoverem atos públicos em várias cidades do País.

O Executivo já começa a sentir o desgaste em seu governo, principalmente por estar blindando o Senador José Sarney. Começa a surgir o confronto entre seu próprio partido o PT, que não está concordando com a maneira pela a qual se está procedendo esta blindagem.

Os senadores que apóiam o governo tanto os aliados como os do PT estarão em 2010 pedindo votos para suas reeleições e sabem que não conseguirão se reelegerem se continuarem alimentando esta crise, blindando Sarney. Muitos destes senadores sabem que quanto mais a crise se arrastar e quanto mais continuarem a defender a permanência de Sarney na Presidência do Senado mais estarão fora dele (Senado) nas próximas eleições.

Até mesmo o governo Lula começa a sentir os efeitos da crise no Senado através do recuo no índice de sua popularidade, que por vias de fato, ele tem grande responsabilidade, ou melhor é o maior responsável, pois é Lula quem está coordenando a permanência de Sarney. Enfim, se a intenção dele era se fortalecer tendo o PMDB como aliado para suas pretensões políticas eleitorais, Lula tem uma falsa idéia, ao acreditar que aliciando os coordenadores dos movimentos, possa ter controle sobre os estudantes e outras entidades.

É preciso que aqueles que estejam no poder dando as cartas não subestimem a sociedade, acreditando que o poder está acima da vontade dela (sociedade). Que não acreditem que o povo é sempre subordinado e que não há uma sociedade atenta a tudo que está ocorrendo.

Finalizando, uma luz começa a surgir no cenário político e certamente os políticos mais inteligentes já começam a perceber. Dois fatos importantes ocorridos esta semana norteiam um novo rumo político: um está relacionado à sociedade que através da OAB e outras entidades sérias, inclusive os estudantes já estão se manifestando, não aceitando o que está acontecendo no Senado e o outro está na expectativa de Marina Silva desligar-se do PT e lançar-se como candidata à Presidência da República pelo Partido Verde. Um nome que sem dúvida irá crescer e terá um grande apoio da sociedade, principalmente por ser uma Senadora equilibrada e defensora do Meio Ambiente, tema este que hoje é de maior relevância mundial.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso
( Ataíde Lemos )

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A ética, a corrupção e o PT

Certa vez escrevi em um Artigo o seguinte: “Jamais no Brasil após ditadura militar, um Presidente da República teve um índice tão alto de aprovação como está tendo Lula, no entanto, também nunca um governo após a ditadura foi e é tão corrupto quanto o mesmo".
Desde o primeiro mandato de Lula, houve inúmeras denúncias de corrupção. Tivemos a questão dos bingos, o mensalão, a corrupção nos Correios, a questão do dossiê, a dos milhões de dólares no período eleitoral de Lula e as fotos de sacos de dinheiro que estiveram expostas na mídia.
Já no segundo mandato, surgiram denúncias de corrupção como a da Petrobrás, por exemplo. Enfim, inúmeras denúncias de corrupção que foram investigadas, no entanto, tudo terminou em pizza. Mas o mais trágico é que os eleitores por meio da democracia, mantiveram esses parlamentares no Congresso Nacional como também mantiveram Lula no mandato.
A pergunta que fica é: por que a sociedade age desta forma, aceitando a corrupção, mantendo no poder políticos cujas atividades são notoriamente ilícitas?
Algumas pesquisas recentes revelam que mais de 74% da sociedade deseja que se investigue Sarney (exige sua renúncia). Porém, parece que os senadores não estão preocupados com o posicionamento da sociedade, talvez isto já seja um reflexo de que os políticos já conhecem o eleitor e sabem, que ao chegar nas eleições de 2010 eles não serão julgados pelas urnas.
O mais triste é que no passado se procurou educar o eleitor na sua formação ético-política. O próprio PT na busca do crescimento do Partido, já visando as eleições presidenciais, teve como um de seus objetivos esta formação, levando o eleitor a escolher melhor seus candidatos. O PT utilizou-se de várias entidades sociais e religiosas. O PT sempre se manteve como articulador em várias instituições por sua transparência. Enfim, foi o PT quem ajudou a desfazer o jargão “Rouba mas faz”.
Porém o próprio PT desfez toda essa educação que se vinha promovendo, agiu contrariamente, destruindo-a e está construindo uma educação de omissão, da mentira e da corrupção.
Cabe às entidades responsáveis pela ética e pela transparência, que não têm ligações político-partidárias, promoverem eventos e manifestações, levantando a bandeira da ética, para denunciar este modelo político-educativo, na tentativa de reverter este tipo de educação política, que está destruindo a democracia.
A corrupção no Brasil é a maior responsável pela falta de desenvolvimento econômico no País. Infelizmente, em todas as pesquisas mundiais o Brasil figura nos primeiros lugares entre os Países mais corruptos e onde impera a impunidade. Certamente, esta posição no rank não atrai investidores.
Ainda é preciso dizer, que a corrupção no País tira recursos da Saúde, da Educação, da Segurança e de tantas outras políticas públicas sociais, pois não basta se criar políticas, promover conferências e fóruns se não há recursos financeiros! Ou melhor, se os recursos financeiros do País vão para o ralo da corrupção.

Revisão
Vera Lucia Cardoso

Ataíde Lemos

domingo, 16 de agosto de 2009

Eleições presidenciais de 2010 visando 2014

A política é um jogo para o poder e esse jogo ocorre num tabuleiro de xadrez, onde as peças vão sendo jogadas com cuidado, com muita estratégia, se costurando e seguindo-se uma lógica, que é: primeiro o interesse pessoal e logo em seguida, o de um partido político, que na verdade não é um partido na essência da palavra, mas sim um grupo, que faz de uma instituição chamada Partido Político, um objeto de seus interesses.
É complicado entender esse jogo, mas gostaria de procurar descrever hipoteticamente, como deve estar sendo arquitetado neste momento este jogo eleitoral, que tem por fim a Presidência da República de 2010.
Pois bem, parece que Lula não vai conseguir mesmo modificar a Lei visando instituir o Terceiro Mandato. Infelizmente para ele mesmo, que embora tenha um grande índice de popularidade no momento, não consegue fazer com que esta Emenda à Constituição tramite no Congresso Nacional, principalmente na Casa do Senado. Para Lula o Terceiro Mandato já está fora de cogitação.
Sendo assim, para sua vaidade pessoal de ainda voltar a ser Presidente da República, ele precisa ter como sucessor alguém que seja muito ruim, um presidente muito fraco que não consiga se reeleger para um segundo mandato, coisa muito difícil, já que normalmente se reelege na maioria das vezes. Ou numa outra hipótese, que o novo Presidente seja alguém de sua extrema confiança. Alguém escolhido a dedo para que ao vencimento de seu mandato não ceda à reeleição. Repito, essa pessoa tem que ser alguém de extrema confiança.
O PT está se tornando um partido como o PMDB, pouco a pouco perdendo sua identidade. Parte daqueles que comandam o Partido são políticos que têm em seu íntimo o desejo do poder. Certamente, este desejo tira a oportunidade da volta de Lula em 2014, pois estes políticos não cederão a reeleição. Talvez hoje Dilma Rousseff seja a única alternativa para as pretensões de Lula.
Dilma por ser alguém que nunca participou de nenhum cargo eletivo, não tem a malandragem do político já eleito e nem a audácia dele. Com toda certeza tem em Lula seu espelho e seu ídolo e jamais o trairá. Enfim, Lula neste jogo de tabuleiro político já pensa nas eleições de 2014.
É interessante que se faça esta reflexão, pois é notório que no PT há muitos nomes de destaque no cenário nacional e que têm mais chances de serem eleitos do que a Dilma Rousseff, porque então Lula sem consultar o Partido faz sua escolha pessoal e entra numa forte campanha pré-eleitoral?
Lula tem uma crença, crença esta, que vai conseguir transformar toda sua popularidade em votos transferindo-os para Dilma. É uma grande pretensão, pois não é o que estamos vendo nas pesquisas eleitorais que estão sendo realizadas, ainda que estejamos há mais de um ano das eleições. Pois sua candidata está figurando como a terceira nas pesquisas.
Por fim, em política não existe ciência exata, está na forma de conduzir o jogo e qualquer vacilo pode determinar a perda da partida. Certamente, neste jogo que Lula está, ele anda se arriscando muito, por exemplo: ao querer defender Sarney a qualquer custo, para manter uma ala do PMDB já começou a perder pontos no jogo. Com a possível entrada de Marina Silva vai perder mais ainda. Com estas possíveis candidaturas, Lula começa a enfrentar nas próximas eleições, duas candidatas à Presidência que têm a mesma linha ideológica socialista, a qual fez a história do PT. Ideologia esta, que certamente arrastará muitos votos de eleitores que comungam com tal ideologia.

Ataíde Lemos

Porque Edir ataca a Rede Globo?

Esta semana a Rede Globo veiculou em seus telejornais, matérias sobre o indiciamento feito pelo Ministério Público de São Paulo ao então Bispo Edir Macedo, que através da Igreja Universal do Reino de Deus, está deixando de recolher impostos e fazendo lavagem de dinheiro, aproveitando-se da boa fé dos fiéis. Enfim, usando as doações que a igreja recebe para outros fins. Não deu para entender porque a Record (empresa de Edir Macedo), tem despejado um monte de denúncias usando a televisão para atacar a Globo. Enfim, mudaram praticamente suas programações para ficarem apenas agredindo a Globo, como se ela fosse responsável pela indiciação feita pelo Ministério Publico. Ao que me parece, a Rede Globo está apenas veiculando notícias públicas que já estão estampadas nos jornais impressos. Não está noticiando nada além, do que os fatos já amplamente divulgados. Será que aqueles vídeos do Bispo orientando seus pastores como pedir doações aos fiéis é falso? Será que a fala daqueles Pastores fazendo zombaria sobre o óleo não é verdadeira? Será que aquele deboche da passagem bíblica, que os pastores fazem sobre o cajado na pedra é montagem? Enfim, tudo que a Globo veiculou como matéria jornalística e que se encontra no processo não é verdadeiro?

Parece que a Globo cutucou o demônio, falando sobre algo que é público. Por que a Globo não pode fazer um noticiário mais completo? Por que ela tem que se limitar à matéria em 20 segundos, 5 minutos, etc? Será que dar uma notícia mais detalhada é sensacionalismo? Quem quer muito justificar, na verdade, parece que tem algo a esconder. Parece que o Bispo através de sua empresa (Record) e todas as suas outras empresas está querendo justificar demais e pior, não é tanto justificar, mas sim atacar a Globo como se ela estivesse veiculando matérias que não fossem de ordem pública.

Em suma, Edir Macedo com este ataque que vem fazendo à Globo não está lucrando nada, está apenas perdendo a oportunidade de continuar seus trabalhos de comunicação. Acredito que muitos de seus telespectadores já estão saturados. Uma coisa que talvez muitos não saibam, é que as pessoas não gostam que falem mal dos outros. Como empresário, Edir Macedo deveria é vender seu peixe e deixar de falar mal do concorrente. Ele deve ter em mente, que muitos de seus clientes e telespectadores também são clientes de outras emissoras.

Portanto, estes ataques que Edir Macedo vem fazendo por meio de suas empresas de comunicação, em nada contribui para esclarecer os fatos, do que está sendo denunciado, apenas ele as está usando, como um meio para se justificar perante aos seus seguidores (fiéis). Certamente nem precisaria se desgastar tanto, pois quando as pessoas são seguidoras convictas de determinada religião ou seita, nada faz com que mudem suas cabeças.

Ataíde Lemos