segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Socialismo X Capitalismo












         Há muitas discussão entre regime socialista e capitalista, e ai fico me perguntando: será que os que são contra a caça aos animais, etc, todos são vegetaríamos? Não sou favorável à caça predatória ou, muito menos, a favor dos que destroem a natureza. Não sou contra os ambientalistas, pelo contrario, sou favorável à preservação das espécies e do meio ambiente. Mas, às vezes vemos certos comportamentos de grupos ou de pessoas que não tem nada haver com defesas disto ou daquilo, mas sim, uma forma de ingressar e fazer carreira política por meio de discursos ideológicos.

          Pois bem, o que tem haver regime de governo com questões do meio ambiente? A mesma coisa, pois muitos defendem regimes políticos, sistemas de governos não por convicção, mas por simples interesses.

          Todo regime, todo sistema de governo é uma faca de dois gumes, isto é; é bom e é ruim, o que dependente é de como são e por quem são conduzidas tais nações. Que tipo de pessoas está no poder e quais são as Leis existentes. Qual a índole e intenção dos mandatários que dominam o Poder e também qual a índole e interesses dos que são responsáveis para mantém a ordem democrática num País.

          Tivemos um exemplo claro que foi em Honduras, um presidente que quis ditar as regras para manter-se no poder, inclusive infringindo a Constituição Federal daquele País, acabou sendo deposto, e seu sucessor, embora tenha sido criticado pelas nações acabou conduzindo o País corretamente. Foram realizadas novas eleições e se resolveu a questão política. Enfim, se analisarmos friamente a questão de Honduras, sem paixões, não houve golpe de Estado e se tivesse havido teria sido da parte do ex- presidente Zelaia, o qual pretendia manter-se no Poder, afrontando a Constituição Federal.

          Mas, voltando em socialismo e capitalismo, observamos que os dois regimes funcionam. Há países que o capitalismo não provoca exclusão social, o País distribui o bolo ao passo de que tais paises gozam de bons serviços públicos prestados a sociedade como também observamos países capitalistas que oprimem seu povo, favorecendo-se ao capital em detrimento a sociedade de um modo geral. Desta mesma maneira ocorrem em países socialistas.

          Enfim, a discussão de regime, na verdade, é apenas ideológica, pois o papel do Estado é promover políticas em todas as áreas seja ela econômica, cultural, de desenvolvimento ou social. Em qualquer regime os recursos financeiros entram nos cofres públicos e, sua população seja ela o empresariado o trabalhador estão sujeito às mesmas Leis. O papel do Estado é administrar os recursos públicos com eficiência, promovendo a justiça social. O papel do Estado é promover uma Educação, uma Saúde de qualidade como também políticas de segurança, transporte, etc. Enfim, o papel do Estado é fazer o país desenvolver-se em todas as áreas, independente do regime político adotado.

          Porém, o que percebemos nesta discussão de regime político está mais relacionado a interesse pelo poder, que não tem nada haver com socialismo ou capitalismo. Se analisarmos em nossos políticos veremos que muitos dos quais defendem o socialismo são oriundos de famílias abastardas financeiramente. Enfim, nasceram em berços de ouro, mas fazem discursos para os pobres, para os idealistas. E, mesmos os que não vieram de berços de ouro se elegeram a custa de dinheiro das empresas sejam elas públicas ou privadas e também fazem os mesmos discursos com objetivo de agradar as massas.

          Todos sabemos quanto custa uma eleição, não é barata. Portanto, a maioria esmagadora dos políticos usa de milhões e milhões de dinheiro tanto dos empresários quanto do Estado – por meio de empresas públicas – e vivem a manter discursos ideológicos para ludibriar os mais ignorantes politicamente.

Ataíde Lemos

Um comentário:

Anônimo disse...

Em relação ao completo ambas das partes...eu axo que não dependede muito se o 2 lados comem carne, os dois lados são quase diferente..

so muda o nome pois tem gente que mata da msm forma