sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Golpe de Estado.


















          Comumente usamos a palavra Golpe de Estado, quando um Presidente da Republica é deposto por militares. Quando parte das autoridades que também são responsáveis para manter a Ordem do País e preservar fazendo-se a Constituição Federal tomam atitude.

          Realmente, ninguém gosta quando um policial entra em nossa casa e acaba prendendo pessoas, ou mesmo, quando uma Medida Judicial é decretada para reintegração de posse de um terreno, uma fazenda e ainda, muitos não gostam quando pessoas invadem fazendas, destroem plantações, bens, etc. No entanto, para se fazer cumprir a Lei muitas vezes tais medidas são necessárias.

          Pois bem, quando pensamos em golpe, precisamos também falar sobre o golpe que os políticos dão ao iludirem seus eleitores. Ao fazer um discurso e nos bastidores praticarem outros. Também é golpe quando políticos vêm até nossos lares nos seduzindo para colocarem no Poder, e ai no dia seguinte a eleição, já nos roubam através da corrupção desenfreada.

          E quanto a estes golpes realizados por políticos, o brasileiro fica com mãos atadas, esperando os tramites da Justiça que é morosa assim, acaba beneficiando tais políticos. Muitos gestores, deputados são condenados quando já venceu o mandato ou quando já morreram – alias depois que morre não tem mais como ser condenado.

          Muitos Golpes de Estado da maneira como se dá, é porque alguns que tem como responsabilidade defender a Constituição Federal, através de armas assumem o comando do País e exclui a força estes políticos golpistas e estelionatários do País.

          A democracia é um direito de todos e não de poucos. Um político mandatário de um País deve e precisa ter como responsabilidade zelar pela Constituição Federal, e não se aproveitar do Poder aliando-se há um grupo e fazer o que bem quer.

           O Brasil está passando por um momento deste. Há inúmeras gravações onde aparece o governador de Brasília recebendo propina por varias vezes, Há inúmeras falas que provam sua ação e responsabilidade na corrupção. Quero até usar um jargão sempre colocado pelo Senador da Republica Mão Santa: “Um quadro vale mais que mil palavras”. Enfim, está mais que evidente da corrupção do então governado de Brasília José Roberto Arruda e sua cúpula, como também, parte dos deputados distrital e federal. Ai fica uma pergunta: o que vai acontecer com eles? Nada, simplesmente nada. Até o desenrolar do processo que levará anos ou décadas tais políticos continuam no Poder, uns se reelegem, outros dão um tempo ou vão trabalhar em alguma pasta do Executivo e assim, a vida passa, o povo esquece e os políticos se safam da justiça e do julgamento popular e continuam nos roubando.

          Tivemos um acontecimento claro disto, todos os políticos que participaram do mensalão no passado foram absolvidos tanto pela Justiça quanto pela sociedade que lhe deram o retorno novamente ao Poder pelo voto, com exceção, a dois políticos que na verdade, mesmo sendo culpados, sua “punição” por parte dos seus pares foi para iludir a sociedade.

          Em suma, quando parte da sociedade apóia a ação de militares em seus “Golpes de Estado” é devido esta impunidade. É devido à falta de Leis que dê ao eleitor o direito de caçar mandatos políticos. Leis que faça com que político corrupto tenha o direito de recorrer sim, porém fora do Poder. Enquanto medidas que punem e que dão ao brasileiro a certeza da punição não surgem, muitos, ainda que sobre protestos, sempre apoiarão os “Golpes de Estado”.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário: